Quantcast
Channel: Os Meus Remédios Caseiros
Viewing all 763 articles
Browse latest View live

Água queima calorias!

$
0
0
A água é a bebida mais saudável do mundo! E é essencial à vida. Com efeito, podemos passar algumas semanas sem comer, mas apenas alguns dias sem beber.

Com o calor (que já se faz sentir) aumenta também a nossa necessidade de beber. Preferentemente, de beber água. Então, não se descuide e beba bastante. E para que a sua água seja ainda mais saborosa e, ao mesmo tempo, a ajude a queimar gordura, que tal juntar-lhe algumas rodelas de frutas ou  legumes? 



Água queima calorias de laranja e limão

A laranja e o limão são fontes de vitamina C e ajudam-na a queimar gordura. Isto é assim, porque o processo metabólico do transporte de ácidos gordos requer vitamina C. Ora, se aumentar o consumo desta vitamina, aumentará também a queima de gordura. 
Para obter a água de laranja e limão, acrescente algumas rodelas destas frutas ao seu copo de água.

Água queima calorias de pepino

O pepino é um diurético natural, rico em vitaminas A e C e potássio, que ajuda a eliminar toxinas e estimula o metabolismo. 
Para obter a água de pepino, acrescente 6 a 8 rodelas deste legume à sua jarra de água. Obterá uma água ultra refrescante e muito agradável para os dias de calor.



Sementes de Chia: um super alimento!

$
0
0
A chia é uma planta que floresce entre os meses de Julho e Agosto e é cultivada sobretudo no México, na Guatemala e na Bolívia.
Conheça todos os benefícios desta semente e acrescente-a à sua dieta.

A chia pode ser considerada um super alimento. Ela é:

*Rica em Ómega-3. Por este motivo, é boa para o funcionamento do coração. O Ómega-3 também ajuda a reduzir o colesterol mau.

*Rica em vitamina E, um poderoso anti oxidante que combate as rugas. Por isso, é benéfica para a sua pele.

*Rica em cálcio. A chia tem 5 vezes mais cálcio que o leite. Por isso, ajuda a fortalecer os ossos.

*Energética: uma colher de sementes de chia fornece energia para todo o dia. A chia tem mais proteínas do que o leite ou a carne.

*Emagrecedora: as sementes de chia absorvem até 12 vezes o seu peso em água, formando um gel volumoso que faz com que se sinta satisfeita mais rapidamente. Assim, evitará comer demais.

*Fácil de comer. A chia tem um sabor neutro, o que torna fácil habituar-se a ela.

*Duradoira. Por serem ricas em anti oxidantes, as sementes de chia mantêm-se frescas e comestíveis durante muito tempo.

Possíveis efeitos secundários: as sementes de chia baixam naturalmente a tensão arterial. Por isso, se toma medicamentos para a tensão, peça a opinião do seu médico antes de ingerir estas sementes.

Como comer as sementes de chia

A forma mais usual de comer as sementes de chia é ingerir o gel que se forma quando se misturam com um líquido.



Criar e consumir o Gel de chia

Para criar o gel de chia, misture 1/3 de uma chávena de sementes de chia com 2 chávenas de água e misture bem. O gel formar-se-á rapidamente.

Guarde o gel obtido no frigorífico e coma uma colher quando quiser. Também pode acrescentar o gel aos seus batidos, por exemplo.

Ansiedade

$
0
0
A ansiedade é esse medo desmesurado, sem motivo, que todas já sentimos alguma vez na vida. Antes de um exame, de uma entrevista de trabalho, de uma consulta ou de uma cirurgia. Enfim, ocasiões não faltam. E remédios caseiros para enfrentar esses dias com mais serenidade também não. Confira.

Mel, um doce remédio contra a ansiedade

O mel é um calmante natural do sistema nervoso. Contrariamente ao açúcar refinado, que excita, o mel acalma e reequilibra o organismo. Por isso, é muito recomendável para as pessoas ansiosas e stressadas. Se é o seu caso, tome várias vezes por dia 1 colher (de café) de mel, assim puro, ou então diluído num copo de água quente. Como preferir e se der melhor.



Banho anti-ansiedade

Este é o meu truque preferido anti-ansiedade. Faça assim: numa meia de nylon, que já não use, coloque um punhadinho de flores de camomila e um punhadinho de tília. Feche a meia com um nó e coloque-a no fundo da sua banheira. Encha a banheira com água quentinha. Deixe a meia infundir na água durante alguns minutos. Em seguida, meta-se no banho. Use a meia cheia com as plantas para massajar delicadamente o corpo todo. Depois, deixe-a repousar sobre si durante uns minutos mais, enquanto relaxa. Finalmente, saia do banho, devagarinho, e seque-se com uma toalha macia. Verá como após este banho agradável, calmante e aromático, encara as coisas de outra maneira!


Pernas impacientes (e cãibras)

$
0
0
Às vezes, parece que as minhas pernas têm "bichos-carpinteiros". Especialmente à noite, na cama. É um desassossego. Não conseguem parar quietas. Constantemente de um lado para o outro, para cima, para baixo, parecem ser "completamente indomáveis". Também já lhe aconteceu?! Então veja o seguinte remédio natural, que descobri há tempos. É muito simples e curioso, mas funciona. 



- Vai precisar apenas de um sabonete Ivory, aquele sabonete ao qual juntam ar durante o processo de fabricação. Faça assim: coloque o sabonete ao fundo da sua cama, sob os lençóis. A presença do sabonete tem o poder de acalmar a impaciência das pernas. E, veja só, até de impedir as cãibras. Portanto, se sofre de qualquer um destes transtornos, já sabe. Só tem que arranjar um sabonete com estas caracteristicas e colocá-lo no lugar indicado. Remédio mais simples, fácil e inócuo, não há!


Tratamento para cicatrizes

$
0
0
Quando fazemos uma ferida, esta cobre-se de um tecido seco e duro, chamado crosta. A função desta crosta é proteger a pele enquanto ela se "repara" a si própria. No final desse processo, a crosta cai, deixando atrás de si uma pele reparada e, às vezes, também uma pequena cicatriz rosada ou acastanhada.

Observe a sua pele. Quase de certeza que vai descobrir uma ou duas pequenas cicatrizes. Não é nada de mais. Todas nós as temos. Porquê? Porque muitas coisas deixaram essas marcas na nossa pele. Um corte no dedo enquanto cortavamos os legumes, um arranhão, o passo da acne. Enfim, as cicatrizes fazem parte da nossa vida. Habituamos-nos a elas. Esquecemos-nos de que estão ali. Ou então não. Tudo depende do lugar onde elas se encontram. Se mais à vista ou menos à vista .

Se tem uma pequena cicatriz mais ou menos visível, e quer melhorar a sua aparência, agora pode. Veja o seguinte remédio que promete ajudá-la a esbater e a melhorar a aparência das suas cicatrizes. Obviamente, apenas se consideram pequenas cicatrizes superficiais.

Ingredientes

5 cápsulas de vitamina E (regenera a pele)
1 colherzinha de mel (é anti séptico)
1 colherzinha de óleo de amêndoas doces (é branqueador)
3 gotas de tea tree (é anti bacteriano e regenerador)

Preparação

Misture bem todos os ingredientes.

Utilização

Aplique sobre a cicatriz. Deixe atuar durante o maior tempo possível e depois lave com água morna. No final, não se esqueça de hidratar a sua pele. Repita o tratamento durante uma temporada, até a cicatriz melhorar.


Tratamento caseiro para a Tensão pré-menstrual (TPM)

$
0
0
O que é a Tensão pré-menstrual (TPM)?

Acontece todos os meses. A maioria das mulheres em idade fértil experimentam uma série de sensações antes de lhes vir o período. Se também sofre de TPM, é possível que durante esta fase se sinta inchada ou com cólicas, por exemplo. E com um mau humor tão terrível que, quando dá por ela, está a discutir com a sua melhor amiga.



Sintomas da Tensão pré-menstrual:

- acne
- dores nas costas
- barriga inchada
- prisão de ventre
- depressão
- ansiedade
- irritação
- dor de cabeça
- sensação de cansaço
- seios sensíveis e inchados
- falta de concentração
- dificuldades para dormir
- mãos e pés inchados
- aumento de peso.

Estes e outros sintomas manifestam-se geralmente durante a segunda fase do período, uns dias antes da chegada da menstruação, e desaparecem quando ela começa.

O que é que causa a TPM?

Ninguém sabe ao certo qual a causa ou as causas da TPM. Mas pensa-se que o desiquilibrio entre os estrogénios e a progesterona, com um ligeiro aumento dos primeiros durante a segunda fase do ciclo menstrual, explicaria a TPM. Este desiquilibrio entre as duas hormonas provoca uma retenção de líquidos , com aumento de peso e inchaço generalizado, que seria responsável pela tensão sentida.

Remédios caseiros para combater a TPM

A medicina caseira oferece algumas boas receitas para lutar contra esta inimiga mensal da mulher. Veja.


Batido de banana

Ingredientes

1 banana, sem casca
1 copo de leite de soja
1 pauzinho de canela

Preparação

Bata a banana e o leite de soja no liquidificador até obter um preparado suave. Deite num copo alto e decore com o pauzinho de canela. 

Utilização

Beba todos os dias, durante a semana que precede a menstruação.


Infusão de framboesa

Ingredientes

1 saqueta de chá de framboesa
1 chávena de água fervente

Preparação

Infunda a saqueta na água fervente durante 5 minutos.

Utilização

Beba todos os dias, durante a semana que precede a menstruação.

Outros bons conselhos que a podem ajudar:

- faça uma dieta equilibrada
- coma pouco e com mais frequência
- consuma frutas e verduras frescas
- ingira pouco sal e pouco açúcar
- reduza o consumo de café, tabaco e álcool
- use roupa cómoda
- use calçado plano e confortável
- pratique exercício físico moderado
- dedique-se a alguma atividade de que goste e que a entretenha.

Dieta para engordar

$
0
0
Apesar da maioria das mulheres se esforçarem todos os dias para perder peso, também há mulheres que não conseguem engordar nem uma grama, por mais que o tentem. Se você é uma dessas mulheres que não conseguem engordar e a sua magreza excessiva a deixa triste e complexada, aqui lhe deixo um exemplo de dieta calórica para que faça uma ideia de como deve comer para atingir mais facilmente o seu objetivo. Ou, pelo menos, tentar.

A dieta aumenta quilos consiste em comer 5 vezes por dia, escolhendo combinações de alimentos que resultem calóricas, para que o seu corpo esteja bem alimentado.


Um exemplo de dieta calórica

Pequeno-almoço

Papas de aveia feitas em leite e adoçadas com mel
1 torrada com manteiga e doce
Café ou infusão (adoçados)
1 peça de fruta

A meio da manhã

Sumo ou café ou infusão (adoçados), com:

1 fatia de pão com doce ou manteiga de amendoim
                         ou
1 sandes de fiambre e queijo
                         ou
1 sandes de atum com maionese e alface
                         ou
1 punhado de frutos secos

Almoço

Massa, batatas ou arroz
Ovos mexidos ou a sua carne preferida
Salada temperada com azeite ou maionese
Queijo e/ou sobremesa
Pão
Café ou infusão (adoçados)

A meio da tarde

Escolha entre uma das sugestões dadas para o lanche do meio da manhã.

Jantar

Sopa de verduras com batata ou um rico creme de legumes
Peixe guarnecido com arroz ou batatas
1 coalhada com mel
Pão
Infusão de camomila ou cidreira (adoçadas)

Dica: Antes de se deitar pode beber um copo de leite quente com mel e, se lhe apetecer, acompanhá-lo com umas bolachas tipo Maria.

Lembre-se: Antes de começar qualquer dieta, deve falar com o seu médico.

Calcular o dia da ovulação

$
0
0
A ovulação é o momento mensal favorável para conceber um filho.
Durante o ciclo menstrual, a mulher tem apenas cerca de 25% de hipóteses de engravidar. Por isso, se está à procura de bebé, é fundamental que saiba como calcular a data provável da sua ovulação, para assim poder aumentar as suas chances de engravidar.

O ciclo menstrual

O ciclo menstrual é composto de 3 fases: a fase folicular (que dura cerca de 14 dias, 5 dias dos quais correspondem à menstruação propriamente dita); a fase ovulatória (ovulação, que dura cerca de 24 horas); e a fase luteínica (que são os últimos 14 dias do ciclo).
Porém, os dados acima são válidos para um ciclo de 28 dias. Ora, acontece que muitas mulheres não têm um ciclo tão certinho assim; afinal, o corpo da mulher não é nenhum relógio suisso. Assim sendo, como calcular então o dia provável da ovulação?

Deve saber o seguinte: em algumas mulheres, a fase folicular pode ser mais curta ou mais longa, e então a ovulação terá lugar mais cedo ou mais tarde dentro do ciclo menstrual. Mas a fase lútea dura sempre cerca de 14 dias. E é esta informação que lhe permitirá calcular a sua ovulação.

Assim, para determinar o dia da sua ovulação deve subtrair 14 dias à duração habitual do seu ciclo menstrual. Por exemplo:

Para um ciclo curto de 22 dias, a ovulação terá lugar no dia 8 do ciclo (22-14=8).

Para um ciclo normal de 28 dias (ideal), a ovulação terá lugar no dia 14 do ciclo (28-14=14).




Para um ciclo longo de 32 dias, a ovulação terá lugar no dia 18 do ciclo (32-14=18).

E quais são os dias mais férteis do mês, isto é, aqueles em deverá ter relações com vista a conseguir uma gravidez?

O chamado período fértil vai para além do próprio dia da ovulação. Explico-lhe porquê. É que os espermatozóides podem viver cerca de 4 a 5 dias no interior do corpo da mulher; e o óvulo libertado dura cerca de 24 horas. Assim, o período fértil começa cerca de 4 dias antes da ovulação e termina cerca de 24 horas depois da ovulação. E é durante este período que deve intensificar os seus treinos.

Alguns sintomas da ovulação:

- Algumas mulheres podem sentir uma moinha num dos lados da parte inferior do abdómen, que provavelmente terá a ver com o rompimento do folículo e libertação do óvulo.

- O muco cervical (segregado pelo útero) torna-se mais claro e fluido, para facilitar as relações sexuais e a deslocação dos espermatozóides em direção ao óvulo.

- A temperatura do corpo aumenta algumas décimas de grau (0,3ºC, mais ou menos).

A dieta da "sopa milagrosa"

$
0
0
Às vezes, simplesmente, apetece-nos desistir. Tentamos uma vez e outra e nada. Os quilos continuam agarrados a nós como uma "lapa". Não há dieta da moda ou exercício que nos valham. Chegamos até a passar fome mas, para nosso desespero, os resultados na balança continuam a ser insignificantes. 

Se também se identifica com o que acabei de escrever, tenho boas noticias para si. Existe uma dieta à base de sopa que promete ajudá-la a perder peso. Será mesmo verdade?!

Bem, aquilo que pude apurar é que se trata de uma dieta desenhada por especialistas do Sacred Heart Memorial Hospital dos Estados Unidos para que os seus doentes pudessem perder peso rapidamente antes de uma operação. E, precisamente por resultar, a dieta tornou-se depois popular entre o resto da população que estava na luta contra os quilos a mais. 

Veja então como é feita a dieta da sopa.


Receita da "sopa queima quilos"

1/4 de couve cortada em Juliana
1/2 alho porro (parte branca) picado
1 cenoura cortada em quadradinhos
2 colheres de arroz lavado (para lhe retirar o excesso de amido)

Refogue a couve, o alho e a cenoura num pouco de azeite virgem extra. Acrescente suficiente água a ferver e o arroz, tempere com sal e pimenta (cuidado! não exagere) e deixe cozinhar em lume médio até que o arroz esteja cozido. Pronto. A sopa está pronta.

1º dia: deve ingerir a sopa 2 vezes (almoço e jantar). Durante o dia, coma fruta (menos bananas).

2º dia: ingira a sopa 2 vezes. Durante este dia pode comer uma batata assada com um pouquinho de manteiga e legumes frescos cozinhados.

3º dia: ingira a sopa 2 vezes. Durante o dia pode ingerir fruta fresca e legumes frescos cozinhados.

4º dia: ingira a sopa 2 vezes. Durante o dia estão permitidas 3 bananas e leite magro.

5º dia: ingira a sopa 2 vezes. Durante o dia pode consumir 3 tomates (descascados) e 250 gramas de carne ou peixe, cozinhados.

6º dia: ingira a sopa 2 vezes. Pode comer 2 bifes e legumes frescos cozinhados.

7º dia: ingira a sopa 2 vezes. Pode consumir arroz integral e sucos de frutas e de legumes frescos.

Viu como é fácil?!

Vantagens desta dieta:é fácil de fazer e a perda de peso é muito rápida.

Desvantagens desta dieta: por ser uma dieta restritiva, não deve ser feita por um período superior a 7 dias. Pode sentir fraqueza. Voltará a recuperar o peso se não continuar a cuidar da sua alimentação e a praticar exercício.

Lembre-se: consulte sempre o seu médico antes de iniciar qualquer dieta.


Água de pêras contra os cálculos (pedras) na bexiga

$
0
0
A maioria das pedras (cálculos) que se formam na bexiga são tão pequeninas que o organismo as elimina facilmente sem se dar por elas. Outras, embora pequeninas, podem provocar uma dor intensa por causa dos seus bordos afiados.

Mas, porque é que às vezes se formam pequenas pedras na nossa bexiga?

Bom, aquilo que se sabe é que estas pedrinhas têm mais propensão a formar-se durante os meses de verão, provavelmente porque transpiramos muito e por isso perdemos mais líquido, o que faz com que a nossa urina se concentre. Então, já vê a necessidade de beber água com frequência, especialmente nos dias de mais calor. As pessoas que bebem muita água, pelo menos 6 a 8 copos por dia, têm menos hipóteses de sofrer com este problema das pedrinhas na bexiga.

Quais são os seus principais sintomas?

Entre os principais sintomas, temos a dificuldade e dor ao urinar e também as infeções urinárias.

Existe algum tratamento caseiro contra as pedras na bexiga?

Sim, desde que se trate de pedras pequeninas. Neste caso, beber uma boa quantidade de água de pêras aumentará a micção, o que fará com que as pedrinhas sejam expulsas sem danos através da urina.

Preparação da água de pêras

Ingredientes

3 pêras cortadas em pedaços grandes
1 litro de água

Preparação

Ferva as pêras na água durante 15 minutos. Retire do lume e deixe repousar durante 2 horas. Coe, espremendo bem as pêras.

Utilização

Divida o líquido resultante em 4 doses e beba ao longo do dia. Repita o tratamento durante uma temporada, para limpar as vias urinárias.


Dica: não desperdice a pêra cozida. Triturada com a varinha mágica, dá um excelente puré para a sua sobremesa ou lanche.

Conselho: apenas se consideram aqui as pedras pequeninas que às vezes surgem na bexiga. No caso de cálculos maiores, só o seu médico a poderá orientar. Felizmente, hoje em dia, técnicas modernas como os raios laser ou as ondas de choque já permitem tratar deste problema sem maiores sofrimentos.

Solução caseira para a boca seca

$
0
0
Se sofre com a secura na boca significa que não produz saliva suficiente para manter a sua boca húmida.
O gengibre tem muitas propriedades medicinais, entre elas, a capacidade de aumentar a produção se saliva. Por isso, se costuma ter a boca seca, um enxaguamento com infusão de gengibre é um bom remédio para si. Faça-o uma vez por dia e notará os bons resultados.

Ingredientes

2 fatias finas de gengibre fresco
1 chávena (de chá) de água

Preparação

Ferva a água e acrescente as fatias de gengibre. Deixe em infusão durante cerca de 10 minutos (para obter uma dose eficaz de substâncias ativas). Coe o preparado.

Utilização

Enxagúe a boca com o líquido obtido. Faça-o após a refeição principal.


Outros conselhos para prevenir a boca seca

- Beba água ou bebidas sem açúcar com frequência.

- Evite o café e as bebidas com cafeína.

- Chupe rebuçados sem açúcar para estimular a produção de saliva.

- Evite o cigarro e o álcool.

- Evite os alimentos muito condimentados ou salgados.

Candidiase vaginal

$
0
0
A Candida Albicans, um fungo que existe naturalmente na vagina, é um oportunista e aproveita qualquer momento de debilidade do organismo para crescer acima do normal, provocando uma pequena infeção no local.

Como remédio caseiro contra a candidiase, o iogurte proporciona bons resultados, tanto ingerido como aplicado externamente.

Por via oral, o iogurte aumenta a microflora bacteriana, o que ajuda a manter a Candida sob control. Coma iogurtes naturais (e Kefir) com frequência.

Para aplicar externamente, dilua 4 gotas de tea tree oil num copo de iogurte natural (sem açúcar) e aplique o preparado obtido na zona da vagina. Coloque um penso higiénico para manter a mistura no local e proteger, deixe atuar durante 30 minutos e enxagúe com água morna abundante. Repita o tratamento durante uns dias, para obter um bom resultado.



Nota: a candidiase frequente é um problema de saúde que convém consultar com o seu ginecologista.


Confecionar uma "meia de sementes"

$
0
0
As "meias de sementes" confecionam-se rapidamente e servem para aliviar as dores musculares, minorar os incómodos provocados pela menstruação, mitigar a artrose, acelerar a desaparição de um terçolho, etc. Convém aquecer a "meia de sementes" no microondas ( não mais de 2 ou 3 minutos) juntamente com um copo cheio de água, para equilibrar o nível de humidade.

Preparação

Pegue numa meia de algodão que já não use (e que esteja limpa) e encha-a com arroz cru ou sementes de trigo ou de linhaça. Não encha a meia demasiado; deixe algum espaço para que as sementes se possam mover livremente dentro da meia.

Para que as sementes não se escapem de dentro da meia, uma vez cheia, dê um nó na ponta (se a meia for comprida) ou então coza a extremidade com pontinhos miúdos.

Ponha a meia no microondas, tal como indicado acima.

Agite a meia para que os grãos repartam o calor entre si por igual.

Aplique a meia à parte do corpo que deseja tratar.



Sugestão: a "meia de sementes" também pode ser usada para fazer terapia, por exemplo, a uma mão. Para isso, confecione uma "meia de sementes" mais pequena. Uma vez pronta, coloque-a na palma da mão e amasse-a suavemente, tal como faria com uma pequena bola de fisioterapia. 


Batido de frutas revitalizante

$
0
0
O trabalho. a lida da casa, os filhos, o marido, o calor...enfim, as suas forças estão a esgotar-se. Não aguenta mais. Precisa urgentemente de uma injeção de vitalidade. Calma!  Veio ao sitio certo. O seguinte batido é a resposta ao seu pedido de socorro. Veja.

Além de nutritivo e delicioso, o batido de morangos e banana é uma injeção de vitalidade para o seu organismo. Os morangos contêm antioxidantes, uma excelente fonte de energia, e as bananas são ricas em potássio, um mineral que favorece o rendimento físico.


Ingredientes

5 morangos
1 banana
1 copo de leite 
1 colherzinha de açúcar

Preparação

Lave os morangos, pele e corte a banana. Coloque as frutas no copo da varinha mágica, acrescente um copo de leite e triture durante um ou dois minutos, até obter um preparado cremoso. Acrescente 1 colherzinha de açúcar e mexa bem.

Utilização

Beba ao pequeno-almoço, para ganhar a energia que lhe permitirá enfrentar o dia com mais vigor e melhor disposição.

Salvia para acalmar os nervos

$
0
0
A palavra salvia deriva do latim salvere e significa "estar de boa saúde". Antigamente, havia até um provérbio que dizia: "Cur moriatur homo cui salvia cresit in horto?", isto é, "Porque deveria morrer um homem que tem salvia no seu jardim?".

Mas o uso da salvia como planta medicinal não se ficou pela antiguidade. Hoje em dia ela continua a ser utilizada  no mundo inteiro. Na medicina tradicional chinesa, por exemplo, a infusão de salvia é  considerada uma bebida "Yin", capaz de acalmar e equilibrar o sistema nervoso. Por esta razão, é muito recomendável a sua utilização por pessoas que sofram de ansiedade ou tenham uma depressão leve.


Ingredientes

1 colher (de chá) de salvia
Sumo de 1/2 limão
Mel de lavanda
1 chávena (de chá) de água fervente

Preparação

Infunda a salvia na água fervente durante 5 minutos e coe. Deixe arrefecer um pouco e acrescente o sumo de limão. Adoce a gosto com o mel de lavanda.

Utilização

Beba esta infusão uma vez por dia, antes da refeição principal.

Remédio caseiro para as aftas

$
0
0
As aftas são pequenas ulcerações da boca que nos podem fazer sofrer durante uma semana ou até mais. Em caso de aftas, o manjericão vem mesmo a calhar. É que devido às suas qualidades anti-sépticas e anti-inflamatórias, o manjericão ajuda a destruir os micróbios presentes na boca e a curar as lesões.

Banho de boca de manjericão

Ingredientes

2 colheres de folhas de manjericão
1 litro de água fervente

Preparação

Infunda as folhas de manjericão na água fervente durante 15 minutos. Coe e deixe amornar.

Utilização

Utilize o líquido obtido para enxaguar a boca várias vezes ao dia, até que as aftas desapareçam.

Remédios caseiros para baixar o ácido úrico

$
0
0
O ácido úrico é um químico criado quando o corpo decompõe umas substâncias chamadas purinas, que se encontram em alguns alimentos e bebidas como as anchovas, a cavala, o feijão seco, a cerveja, etc.

A maior parte do ácido úrico produzido dissolve-se no sangue e viaja para os rins, sendo depois eliminado através da urina. Mas se o corpo produzir demasiado ácido ou não o eliminar suficientemente, podemos adoecer (a gota, por exemplo, é causada pelo excesso de ácido úrico). 

O acúmulo de ácido úrico no sangue chama-se hiperucemia.

A alimentação errada é a principal responsável pela formação de ácido úrico. Por isso, se sofre deste mal, saiba quais os alimentos que deve preferir e quais os que deve evitar.

Alimentos que deve preferir: 

- carne de vaca, galinha, pato
- carapau, pescada, pargo corvina
- maçã, pêra, banana, laranja, melão, melancia
- água, chás fracos, leite magro
- alface, cenoura, grelos, nabo, agriões, couve, feijão verde
- arroz, massa, pão, tostas, bolos secos, batatas, ovos, azeite, queijo fresco, margarina

Alimentos que deve evitar ou consumir moderadamente:

- carnes jovens (vitela, frango)
- miúdos (rins, fígado, coração)
- enchidos e bacon
- sardinha, cavala, conservas, ovas de peixe
- ananás, cereja, limão
-chocolate, cacau, café, cerveja
- doces e bebidas açucaradas
- ervilhas e favas
- azeitonas e queijos secos

A ajuda natural

A "água de alho" não é uma bebida muito agradável ao paladar, mas é um remédio eficaz. Por isso, se se atrever, experimente tomá-la durante algum tempo e depois avalie os resultados.

Água de alho

Ingredientes

1 dente de alho
1 chávena (de chá) de água

Preparação

Amasse o dente de alho e deixe-o de molho na água durante 5 horas. Coe a mistura.

Utilização

Beba o líquido resultante, em duas vezes.

A "água de arandos vermelhos"é uma bebida de sabor mais agradável que a "água de alho" e igualmente eficaz. Por isso, se tem um gosto delicado, opte por esta bebida e tome-a algumas vezes por semana, durante uma temporada.

Água de arandos vermelhos

Ingredientes

1 colher de arandos vermelhos secos
1 chávena (de chá) de água

Preparação

Ferva a água, acrescente os arandos vermelhos e deixe repousar durante 15 minutos. Coe a mistura.

Utilização

Beba o líquido resultante.

Acabar com o mau cheiro nos pés

$
0
0
Porque é que os pés cheiram?

Pense num dia de calor, durante o verão; correu o dia todo de um lado para o outro. Ai! Pobres pés! Já não podem mais. Estão suados, cansados, quentes, desconfortáveis. Não vê a hora de chegar a casa para se poder descalçar e pôr à vontade. E é a primeira coisa que faz quando se senta no sofá. Mas, logo a seguir, que embaraço! Todos à sua volta se queixam e tapam o nariz. 

E o que é que causa este mau cheiro nos pés?

São as bactérias. Estes bichinhos pequeninos vivem nos seus pés e alimentam-se de pele morta e dos óleos da sua pele. E como adoram ambientes húmidos e fechados, como por exemplo o ambiente transpirado que se cria nos seus ténis ou sapatos fechados quando anda muito e faz calor, as danadas aproveitam o momento para se alimentarem vorazmente, eliminando a seguir substâncias mal cheirosas. Pronto. Está tudo explicado. São essas substancias que causam o odor desagradável.


Lavanda e salva para acabar com o mau cheiro nos pés

Mergulhar os pés numa decocção de lavanda e salva atenua o mau cheiro dos pés provocado pela transpiração excessiva.

Ingredientes

2 colheres de lavanda
2 colheres de salva
2 litros de água

Preparação

Ferva as plantas na água durante 5 minutos. Deixe arrefecer a mistura até uma temperatura agradável e coe. Se quiser, acrescente 2 gotas de tea tree.

Utilização

Introduza os pés na mistura e deixe-se ficar assim durante 20 minutos. No final seque bem a pele, mesmo entre os dedos. Notará a diferença: pés limpos, desodorizados e sãos.

Conselhos:

- Lave os pés todos os dias. A higiene diária é a melhor prevenção

- Com ténis ou sapatos fechados use meias de algodão. O algodão absorve a transpiração e permite que os seus pés respirem.

- Não use o mesmo par de sapatos todos os dias. Isto agrava o problema. Alterne os sapatos e deixe os sapatos usados ao sol durante um bocado para matar os germes.

- Caminhe com os pés descalços. Deixe que os seus pés se ventilem, caminhando na areia ou na relva, especialmente durante o verão.

Resfriado durante a gravidez

$
0
0
O resfriado é sempre um incómodo, mas é ainda mais incomodativo quando se está grávida. Não porque afete o bebé, porque , felizmente, um simples resfriado não põe em risco a sua saúde; mas sim porque nem todos os medicamentos que habitualmente se tomam para aliviar os sintomas de uma constipação leve são aconselháveis às grávidas. A aspirina ou os descongestionantes nasais são dois exemplos de medicamentos comuns que não deve tomar se estiver em estado de graça. A não ser que tal lhe seja expressamente recomendado pelo seu médico.

Por outro lado, o paracetamol, desde que tomado com moderação, é considerado razoavelmente seguro para tratar a febre e o mal estar em mulheres grávidas que sofrem com um resfriado (peça conselho ao seu farmacêutico).

Mas por estar grávida não significa que não haja nada que possa fazer por sua conta para aliviar os sintomas de um resfriado. As soluções naturais são uma boa opção para si e para o bebé. Veja.

Os conselhos tradicionais

- Faça refeições saudáveis e equilibradas, ricas em frutas e verduras frescas. Beba muitos líquidos. Evite as bebidas com cafeína e beba sumo de laranja natural.

- Procure relaxar e descansar frequentemente.

- Use um humidificador do ar no seu quarto. Ajudá-la-à a respirar melhor.

- Use soro fisiológico ou uma solução salina (encontrados em farmácias) para desentupir o nariz. Mas certifique-se que se trata apenas de gotas de água e sal e nada mais. Peça conselho ao seu farmacêutico. As tiras nasais (também encontradas em farmácias) são uma boa alternativa para a ajudar a respirar melhor.


- Se tem dor de garganta, faça gargarismos com água quente com limão e mel, 3 vezes por dia.

Medidas a tomar em caso de calor

$
0
0
Hoje começa o verão! As temperaturas vão começar a subir e, não tarda, fará muito mas mesmo muito calor. Daquele calor que nos faz "arder" de cada vez que saímos à rua. Que nos dá até vontade de mergulhar de cabeça no primeiro lago de cisnes que nos aparece pelo caminho. Com os pequenos cisnes lá dentro e tudo.
O excessivo calor do verão apoquenta-nos a todos, mas são as crianças e os idosos aqueles que mais sofrem. Por isso, é útil conhecer uma série de medidas que devem ser tomadas assim que as temperaturas dispararem. Tome nota.


- Refresque-se cada vez que sentir calor e hidrate-se constantemente. Não espere ter sede para beber água (as crianças e os idosos  costumam esquecer-se de ingerir líquidos. Atenção!). Mas evite as bebidas muito frias e açucaradas.

- Evite fazer grandes esforços nas horas mais calorosas. Não passe a ferro ou limpe o sótão nessa altura. Deixe essas tarefas para os momentos mais frescos do dia.

- Vista roupas claras e de tecidos leves. Evite as roupas muito apertadas que, além de serem desconfortáveis, também farão com que sinta ainda mais calor.

- Evite sair à rua durante as horas centrais do dia. Não saia sem um chapéu e use sempre protetor solar.

- Procure passar a maior parte do tempo à sombra e em lugares frescos.

- Se não tem ar condicionado, use uma ventoinha para refrescar a casa. Mantenha as cortinas corridas e as janelas fechadas durante o dia. Abra-as só à noite e durante as primeiras horas da manhã.

- Evite as comidas muito pesadas. Coma pequenas porções de cada vez e prefira verduras e frutas frescas.

- Evite que as crianças e os idosos viagem em carros sem ar condicionado. Jamais os deixe fechados no interior do veículo.

- Peça imediatamente ajuda se se sentir com náuseas ou enjoo por cauda do calor. É melhor prevenir.


Tisana refrescante de flores do verão

Ingredientes

1 pétala de rosa (disponíveis em lojas especializadas em chá)
10 flores de camomila
1 folha de menta
1 rodela de limão
1 chávena (de chá) de água fervente

Preparação

Coloque todos os ingredientes numa chávena e regue-os com a água a ferver. Deixe repousar durante 5 minutos. Extraia as ervas e adoce a gosto com mel.

Utilização

Beba assim ou, se preferir, beba a tisana fresca. Para isso, acrescente uns cubos de gelo ou sumo de maçã gelado.
Viewing all 763 articles
Browse latest View live