Quantcast
Channel: Os Meus Remédios Caseiros
Viewing all 763 articles
Browse latest View live

Remédios caseiros contra a ténia (solitária)

$
0
0
A ténia ou solitária é um tipo de verme que se aloja nos intestinos e que pode chegar a medir até 13 metros. É conhecida como solitária porque só costuma haver uma no intestino. A solitária é normalmente contraída através da ingestão de carne de porco ou de vaca, quando esta é ingerida mal cozinhada. Instala-se no intestino e alimenta-se dos nutrientes que ingere o seu hóspede. Por isso a solitária interfere na alimentação deste, entre outras coisas, causando má nutrição da pessoa.

Sintomas da ténia ou solitária

A ténia ou solitária é uma doença parasitária quase assintomática. Ou seja, quase não apresenta sintomas. Normalmente só se desconfia dela quando a pessoa que a padece perde peso brusca e injustificadamente. Os sintomas podem incluir:
- dor de barriga
- desassossego
- irritação na zona anal
- náuseas e diarreias leves
- expulsão mais frequente de gases
- sensação de estômago cheio.

Remédio 1

Ingredientes

1 mamão pequeno
2 colheres de mel

Preparação

Coloque a polpa do mamão numa tigela, acrescente o mel e deixe macerar durante toda a noite. De manhã, bata tudo no liquidificador, juntamente com um pouco de água.

Utilização

Beba em jejum.

Remédio 2

Ingredientes

Um punhadinho de pevides de abóbora
Mel

Preparação

Esmague as pevides de abóbora e acrescente o mel. Mexa bem.

Utilização

Coma em jejum.

Remédio 3

Ingredientes

30g de casca de romã
1 chávena de água

Preparação

Ferva a casca de romã na água durante 10 minutos. Coe.

Utilização

Beba em jejum. O chá de casca de romã serve para eliminar os parasitas intestinais graças à ação do alcalóide peletierina.

Dicas

* Cozinhe bem os alimentos, já que a solitária é causada pela ingestão de alimentos mal cozidos (sobretudo a carne de porco).

* Coma alho, cebolas, couve e cenouras. Contêm enxofre natural que ajuda a expulsar os vermes.

* Asseie-se e lave bem as mãos após as suas idas à casa de banho, para evitar contagiar outras pessoas.

Remédios caseiros com boldo para cuidar da saúde do fígado

$
0
0
Boldo (Peumus boldus)


O boldo é um arbusto que pode chegar até 5 m de altura. As suas folhas nascem opostas, como as do eucalipto, e são ovais. Têm um cheiro parecido ao da hortelã.

Usos do boldo: protege o fígado das doenças, estimula a produção de bílis, melhora a digestão lenta, aumenta o apetite, é diurético, combate inflamações da bexiga e alivia os sintomas da ressaca.

Contra indicações: o boldo tomado em excesso pode causar náuseas, vertigens e agitação. Crianças, idosos e gestantes devem evitar o consumo de boldo.

Estimulante do fígado

Graças à boldina, uma substância presente no boldo, esta planta melhora o desempenho do fígado e protege-o contra doenças.

Xarope de boldo para o fígado

Ingredientes

10 folhas de boldo
2 chávenas (de chá) de água
3 chávenas (de chá) de mel

Preparação

Numa caçarola, amasse as folhas de boldo com o cabo de uma colher e acrescente a água e o mel. Ferva a mistura em lume brando durante 15 minutos. Retire do lume, coe, deixe arrefecer e guarde num frasco com tampa.

Utilização

Tome 1 colher (de sopa) deste xarope 30 minutos após as principais refeições (almoço e jantar).

Alivio para a ressaca

A ressaca mais não é do que o comprometimento de algumas das funções do fígado, principalmente a da produção de bílis, após o consumo exagerado de bebidas alcoólicas. Sem a produção de bílis, que auxilia a digestão, o álcool deixa de ser processado, fica a circular na corrente sanguínea e desencadeia os sintomas de cabeça pesada, boca amarga e estômago embrulhado. O boldo, graças à ação da boldina, estimula novamente o funcionamento do fígado, para que elimine o álcool do organismo e acabe com o mal-estar.

Macerado anti-ressaca

Ingredientes

3 folhas frescas de boldo
1 chávena (de chá) de água gelada

Preparação

Num recipiente, coloque as folhas de boldo e amasse-as com o cabo de uma colher. Acrescente a água gelada e misture bem.

Utilização

Coe e beba em seguida.

Remédios caseiros para as dores nas costas

$
0
0
A coluna vertebral dá sustentação e flexibilidade ao tronco e é responsável pela proteção do nosso sistema nervoso central (espinal medula), que processa e transmite as informações de movimento, cansaço, dor e repouso a todo o corpo. Assim, para manter saudável esta estrutura, nada melhor do que descobrir como prevenir e tratar naturalmente as dores nas costas.

Cuidados com a postura

As posturas incorretas são as principais responsáveis pelos traumas na coluna. No inicio, as lesões são imperceptíveis, mas com a repetição dos hábitos inicia-se o processo de degeneração da coluna, que causa fortes dores. Aprenda a corrigir os principais erros posturais que prejudicam a saúde das suas costas.

A melhor maneira de se sentar

Mantenha as plantas dos pés apoiadas no chão e a coluna reta. No trabalho, opte por uma cadeira que possua encosto levemente inclinado para trás, apoio para os antebraços e assento firme.

À hora de dormir

A posição mais indicada é deitar-se de lado, com um apoio (almofada) entre as pernas, para alinhar a coluna. Já o travesseiro (ou almofada) deve ter a mesma altura que a distância entre a cabeça e o ombro.

Para erguer objetos

Mantenha as costas retas, flexione os joelhos para pegar no objeto, coloque-o junto ao corpo e só então tente levantá-lo, esticando os joelhos e os quadris.

Ao volante

Posicione o banco garantindo que a distância entre si e o volante permite que os seus braços fiquem estendidos de forma confortável. Ajuste o encosto para manter a coluna reta. Em viagens longas, faça intervalos a cada 2 horas, caminhe um pouco e alongue-se.

Alivie as dores nas costas com remédios naturais

Uso externo

Compressas de abacate: numa caçarola, ferva 5 colheres (de sopa) de folhas de abacateiro num litro de água. Coe, empape compressas de gaze no chá morno e aplique-as na região que dói. Deixe atuar durante 15 minutos e enxagúe em seguida.

Álcool de fricção: rale 1 caroço de abacate e deixe-o secar até ficar em pó. Dilua esse pó em 1/2 litro de álcool e guarde a mistura num frasco com tampa. Deixe descansar durante três dias e após esse tempo, aplique o líquido no local dolorido com um algodão empapado.

Cataplasmas de couve: cozinhe 3 folhas de couve a vapor durante 5 minutos. Aplique cataplasmas com as folhas ainda quentes no local afetado pela dor e deixe atuar durante 20 minutos. Coloque um pano de algodão em cima das folhas de couve para manter o calor.

Pasta de feijão: no liquidificador, triture 1/2 chávena (de chá) de grãos de feijão até obter uma farinha. Misture-lhe um pouco de água quente até formar uma pasta e aplique-a ainda morna na região dolorida. Deixe atuar durante 15 minutos e enxagúe.

Uso interno

Chá de alface: ferva 1 chávena (de chá) de folhas e talos de alface picados em 250 ml de água. Deixe arrefecer, coe e beba em seguida. Sentirá alivio da dor.

Chá de cavalinha: ferva 1 colher (de sopa) de cavalinha num litro de água durante 5 minutos. Tire do lume, deixe descansar mais 5 minutos e coe. Beba 1 chávena (de chá) desta infusão a cada 6 horas. A cavalinha é boa para os ossos e fortalece a sua coluna.

Nota: se consumida em excesso a cavalinha pode causar torpor, hipotensão e diarreia. As grávidas não devem ingerir cavalinha.

Remédios caseiros com cebola para quase tudo

$
0
0
A cebola é uma planta bulbosa da família das liliáceas. O bolbo é bastante grande e pode ter diversas formas: ovóide, redonda ou aplanada, dependendo da variedade. Está formado por várias camadas concêntricas, separadas entre si por uma fina película. A última camada seca-se e protege o interior, mantendo-o fresco e suculento durante meses.

Os usos medicinais da cebola vão desde a sua ação calmante, emoliente ou diurética, até ao seu uso em casos de obstipação, resfriado, lombrigas ou picadas de insetos. Também é muito útil para eliminar calosidades.

Composição da cebola (100g de cebola fresca)

Água - 89,1
Fibra - 0,9
Gordura - 0,2
Cinzas - 0,5
Celulose - 0,7
Glúcidos - 0,4
Hidratos de carbono - 8,8
Proteínas - 1,3
Calorías - 38,0

Vitaminas: a cebola contém vitaminas A, B, C, E e PP.

Minerais: entre outros, a cebola contém enxofre, cálcio, cloro, cobre, fósforo, ferro, magnésio, potássio, sódio e iodo.

A cebola e o colesterol

A cebola regula o colesterol. Uma experiência levada a cabo no Medical School da Índia, assim o demonstrou.

Aos voluntários foi dado:

1º dia: 4 fatias de pão com 25 g de manteiga cada uma, 100 g no total.

2º dia: o mesmo que no dia anterior, mas acrescentou-se 50 g de cebola crua.

3º dia: o mesmo que no 1ºdia, acrescentando cebola cozida.

4º dia: o mesmo que no 1ºdia e, 4 horas depois, acrescentou-se cebola.

Resultados

1º dia: (pão com manteiga e sem cebola) os níveis de colesterol foram elevados; em alguns casos 30,6 pontos.

2º dia: o índice de colesterol no 2º dia (pão, manteiga e cebola crua) foi inferior a um terço, ou seja, 9,4 pontos.

Este resultado foi praticamente igual nos dias 3 e 4.

Desta experiência pode concluir-se, por exemplo, que quando se come tortilha de ovos, muito rica em colesterol, se esta levar cebola, a ação do colesterol do ovo fica reduzida pela ação da cebola.

Remédios caseiros com cebola

Bronquite: prepare a seguinte infusão: ferva 30 g de cebola picada num litro de leite durante 10 minutos. Coe e adoce com mel. Beba uma chávena (de chá) desta infusão antes do pequeno-almoço e outra antes de se deitar.

Queda de cabelo: massaje o couro cabeludo com uma preparação de cebola: rale cebola e coe. Esfregue o cabelo e o couro cabeludo com o líquido obtido. Deixe atuar 20 minutos e lave como habitualmente. Vá repetindo o tratamento.

Ciática: a dor de ciática combate-se com compressas embebidas em sumo de cebola crua. Em água quente (tanto quanto possa suportar), deite 200 g de cebola crua ralada por cada litro de água. Mexa e coe. Molhe compressas na água obtida, esprema-as ligeiramente e aplique-as na área dolorida.

Diarreia: para cortar a diarreia, tome tisana de cebola. Corte 3 cebolas em pedaços pequenos e infunda-as num litro de água a ferver. Beba 3 chávenas desta infusão diariamente, até obter resultados.

Dor de mós: a dor de mós pode acalmar-se com um tampão embebido em sumo de cebola. Também se pode mastigar cebola crua e cuspir várias vezes até que a dor acalme. 

Insónia: prepare a seguinte infusão: ferva 1 litro de água e acrescente 50 g de cebola cortada. Coe e adoce a gosto com mel. Beba uma chávena da infusão antes de se deitar.

Enxaqueca: para combater as dores de cabeça de origem nervosa, é muito eficaz aplicar compressas de cebola crua ralada sobre a testa.

Manchas na cara: para as manchas na pele, prepare uma loção com sumo de cebola e aplique com um pedacinho de algodão.

Ataque de nervos: ante um ataque de nervos, é boa ideia cortar uma cebola ao meio e respirar uma das metades.

Zumbido de ouvidos: quando se produz zumbido de ouvidos, um algodão empapado em sumo de cebola (e espremido) e introduzido no ouvido afetado é o mais eficaz.

Verrugas: as verrugas desaparecem com a aplicação de cebola. Faça um buraco numa metade de cebola e encha-o com sal grosso. Espere uma horas, até que se forme líquido. Aplique diariamente o líquido resultante, de manhã e à noite.

Picadas de insetos: corte uma cebola ao meio e esfregue a zona da picada.

Manipulação e odor da cebola

Quando cortamos cebola os nossos olhos costumam chorar. Isto deve-se a umas finas partículas que a cebola desprende quando é cortada. Para evitar este inconveniente, pode cortar a cebola perto de água corrente quente. 

E para evitar o hálito a cebola, pode mastigar um grão de café ou uma folhinha de salsa após a ingestão.

Cosméticos caseiros feitos com ervas

$
0
0
Muitos produtos bons e baratos para a beleza podem ser feitos com ervas cultivadas em casa. Confira.

Misturas para o banho

Não há limite para a variedade de aromas de ervas que pode apreciar no seu banho. Uma mistura de tomilho, cidreira e alecrim é muito relaxante e um pouco adstringente. Uma colher de chá de cada uma destas ervas secas e esmigalhadas faz com que a água fique ligeiramente esverdeada. Se usar ervas frescas, será necessária mais quantidade para produzir o mesmo aroma. As flores de lavanda, as folhas de louro e a manjerona são algumas das ervas que vale a pena experimentar.


Saquinho de ervas para o banho

Tome um banho refrescante e relaxante com ervas de cheiro. Coloque as ervas secas no centro de um quadrado de tule. Dobre o tule e faça um saquinho, amarrando uma fita à volta dos quatro cantos. Suspenda o saco com as ervas na torneira da água quente da banheira de maneira a que a água passe pelo saco.

Cabelos brilhantes

Se tantos champôs se encontram à venda anunciando as ervas que têm, porque não experimentar um champô feito em casa?
As pessoas com o cabelo escuro devem escolher o alecrim e a salva. O alecrim dá brilho ao cabelo, enquanto a salva tem tendência para escurecer um pouco a cor natural.
Ponha em infusão 1 colher (de sopa) de qualquer das ervas em 0,5 l de água a ferver. Lave primeiramente o cabelo com o seu champô habitual. Enxagúe com água. Use o champô de ervas para a última lavagem.
Para cabelos louros escolha a camomila. Coloque 1/2 chávena de flores secas num litro de água a ferver. Deixe arrefecer. Lave a cabeça. Em seguida use a água de camomila para enxaguar a cabeça duas ou três vezes. Deixe ficar no cabelo durante 10 minutos. Finalmente, enxagúe com água limpa.
Dizem que as folhas de urtiga fazem crescer o cabelo. Use-as da mesma maneira.

Da cabeça aos pés

Existem tratamentos tradicionais para o rosto à base de ervas. Diz-se que uma lavagem diária com água de flores de sabugueiro tira as sardas e as rugas. De certeza que torna a pele mais macia. Já as peles oleosas beneficiam se forem lavadas com milefólio. Faça uma infusão forte com a erva seca. É bom para os pontos negros e deixa a pele fresca.
Para uma máscara facial use 2 colheres (de sopa) de sementes de funcho. Coloque as sementes numa chávena e deite água a ferver até as cobrir. Deixe estar em infusão durante 10 minutos. Misture 2 colheres (de sopa) de mel num iogurte natural. Passe pelo coador as sementes do funcho, junte a água ao iogurte e mexa bem. Aplique na cara, evitando os olhos. Descanse durante 20 minutos e enxagúe com água limpa.


Creme de ervas

Pise bem as ervas. A salva e o limonete são esplêndidos para este creme. Coloque as folhas pisadas em frascos de boca larga. Deite óleo vegetal e deixe ficar durante 1 semana. Passe pelo coador e coloque mais ervas frescas até o óleo possuir um aroma forte. Passe por um coador novamente e deite umas gotas do óleo obtido num pouquinho de creme neutro. Misture bem.

Um banho para os pés cansados

Mergulhe os pés num banho de urtigas. Ponha em infusão 1 chávena de urtigas secas num jarro de água a ferver. Depois de 10 minutos passe pelo coador e deite numa bacia grande. Junte água suficiente para tapar os tornozelos. Sente-se numa cadeira confortável e deixe os pés mergulhados durante 10 minutos. As flores de calêndula também são boas para os pés cansados.

Remédios caseiros para a incontinência urinária

$
0
0
O problema da perda involuntária de urina é mais frequente em mulheres, em qualquer idade, porque na mulher o músculo que fecha o canal da urina é mais fraco. Por falta de informação e vergonha, muitas mulheres deixam de fazer atividades simples como ir correr para o parque, andar de bicicleta ou sair para dançar. Saiba porém que existem remédios caseiros, simples e naturais, que podem melhorar muito a sua qualidade de vida.

Sintomas da incontinência urinaria

- perda involuntária de urina
- escapes de urina quando ri, espirra ou faz um mínimo esforço
- aumento da frequência da micção (mais de 8 vezes por dia)
- necessidade de se levantar durante a noite (mais de 3 vezes) para ir à casa de banho

Remédios caseiros

Pevides de abóbora: consuma diariamente 8 pevides de abóbora.

Banho de assento: ferva 50 g de castanheiro da índia num litro de água durante 10 minutos. Retire do lume, coe e deite num recipiente para a realização de um banho de assento. Permaneça no banho durante 20 minutos. Repita de vez em quando.

Batido de cereja: no liquidificador, bata 5 cerejas (sem caroço), 1 maçã (sem caroço) e 1 copo de água. Beba durante a manhã.

Chá de funcho com mel: infunda 1 colher (de chá) de sementes de funcho numa chávena (de chá) de água fervente. Coe e adoce com mel. Bebido antes de deitar, o chá de funcho com mel contribui para passar uma noite mais seca.

Exercício de Kegel

Pratique este exercício em qualquer momento: no escritório, em casa ou sentada no parque.

É simples: basta que contraia a vagina durante 3 segundos e que depois relaxe durante o mesmo tempo. Repita 10 vezes. Pratique Kegel regularmente, 2 ou 3 vezes por dia. 

Dicas

- Evite as bebidas alcoólicas, o café, o chocolate, os açúcares simples e os alimentos processados, já que afetam negativamente a bexiga.

- Se tem excesso de peso, emagreça um pouco. A obesidade é um fator que contribui para a incontinência.

- Não demore o esvaziado da bexiga. Aguentar a vontade de urinar pode irritar a bexiga. É melhor educar o organismo para poder urinar a cada 2 ou 3 horas (como se fosse um relógio).

- Não ingira líquido a mais nem a menos: 8 copos de água por dia é o ideal para manter o bom funcionamento dos rins e da bexiga.

Sarampo: tratamento caseiro

$
0
0
O sarampo é uma infeção causada por um vírus e ocorre principalmente no fim do inverno e na primavera. É uma das doenças mais contagiosas e transmite-se por secreções respiratórias como espirros e tosse. Com efeito, febre, tosse, secreção nasal, conjuntivite e erupção cutânea (manchas vermelhas) são os principais incómodos causados pelo sarampo.

O sarampo geralmente ocorre na infância, mas pode também afetar adultos susceptíveis (não imunes) que nunca tiveram a doença ou não foram adequadamente vacinados. A infeção pelo vírus do sarampo produz imunidade permanente, ou seja, ocorre apenas uma vez na vida.

A vacina contra o sarampo está disponível desde 1963. Ela faz parte do calendário básico de vacinação da criança. Se por qualquer motivo não levou esta vacina, fale com o seu médico. Ele providenciará.

Apesar de se considerar que a vacina contra o sarampo controlou a doença, a verdade é que ainda vão surgindo surtos isolados, até mesmo na Europa.

Veja a seguir alguns remédios caseiros e outros conselhos que a poderão ajudar em caso de vir a sofrer com esta doença.

Infusão de tília e sabugueiro

Ingredientes

1 colher (de sopa) de tília e sabugueiro (misturados na proporção de duas partes de tília para uma de sabugueiro)
1 chávena (de chá) de água a ferver

Preparação

Infunda a mistura de plantas na água durante 10 minutos e depois coe. 

Utilização

Adoce a gosto com mel e beba duas chávenas (de chá) desta infusão por dia.

Loção calmante de camomila

Ingredientes

1 colher (de sopa) de camomila
1 chávena (de chá) de água a ferver

Preparação

Deite a camomila na água a ferver, tape, deixe arrefecer e coe. 

Utilização

Limpe a pele com uma gaze empapada na infusão morna. Obterá alivio.

Dicas

Limpe os olhos com uma gaze empapada em água fervida, morna. Limpe do cantinho interior dos olhos para o exterior, para eliminar as crostas que se formam. Use uma gaze diferente para cada olho.

Mantenha as luzes baixas. É que o sarampo irrita os olhos e faz com que estes fiquem muito sensíveis à luz.

Como medida de prevenção deve permanecer em repouso durante 15 dias. Não partilhe alimentos, talheres nem toalhas, para evitar o contágio.

Evite a exposição ao sol e as mudanças bruscas de temperatura.

Remédios caseiros para combater a insónia

$
0
0
A insónia é a incapacidade de começar a dormir ou de manter o sono durante toda a noite. Pode ser causada por situações passageiras - como um acontecimento traumático, problemas familiares ou a falta de dinheiro, por exemplo - ou por uma doença mais grave, como a ansiedade ou a depressão.

Também sofre com insónias? Não consegue manter uma noite de sono repousado? Não quer tomar medicamentos para dormir? Até já tomou, mas não surtiram efeito? Então, talvez uma bela chávena de chá ou um delicioso suco calmante seja o mais indicado para si!

Porque não optar por uma boa chávena de chá para dormir antes de ir para a cama? Ou por um bom suco anti-insónia? Existem plantas e frutos que podem ser uma forma muito simples e eficaz para provocar um sono natural e reparador.


Chá de alface

O talo da alface é rico numa substância chamada lactucina. Esta substância atua no nosso organismo como um calmante, o que é excelente para nos ajudar a combater a insónia.

Ingredientes

Talos de alface
1 chávena (de chá) de água fervente

Preparação

Infunda os talos de alface na água fervente durante 10 minutos. Coe.

Utilização

Se quiser, adoce com uma colherzinha de mel. Beba antes de dormir.


Suco de maracujá

O suco de maracujá relaxa o sistema nervoso e atua como um calmante natural.

Ingredientes

Polpa de 1 maracujá
1 colher (de sopa) de mel
1 copo de água

Preparação

Bata todos os ingredientes no liquidificador.

Utilização

Beba em seguida. Beba este suco à noite para provocar um sono reparador.

Remédios caseiros para fazer baixar uma menstruação atrasada

$
0
0
Os dias passam e a sua menstruação não aparece? Bom, o primeiro que tem a fazer é comprar um teste de gravidez. Com efeito, a gravidez é uma das principais causas da menstruação atrasada. Principalmente quando esse atraso vem acompanhado de enjoo, sensibilidade nas mamas, cólicas, cansaço e muita vontade de fazer xixi. Faça o teste de manhã, pois nesse momento a urina concentra uma maior quantidade de hormonas, diminuindo por isso a possibilidade de obter um resultado errado. 
Ora, uma vez eliminada a preocupação de uma gravidez, veja quais as outras possíveis causas do seu atraso.

Perdeu ou ganhou peso? É que emagrecer ou engordar bruscamente podem causar a ausência do período menstrual. Tenha cuidado com estas oscilações.

Pratica exercício físico exigente? Neste caso fala-se de "amenorréia atlética". Acontece com mulheres que se dedicam a corridas de longa distância, ballet, ginástica artística, etc.

Tem SOP? O síndrome do ovário policístico (SOP) é uma doença que consiste na formação de pequenos quistos nos ovários, provocando um desiquilibrio hormonal que causa irregularidades menstruais.

Sofre de alguma doença crónica? As mulheres que sofrem de doença crónica são mais propensas a ter ciclos menstruais irregulares.

Tem trabalhado ou estudado demasiado? Muito trabalho ou estudo podem causar um estado de stress que afeta a menstruação.

Se já se assegurou que não está grávida e não tem nenhum problema de saúde especial que precise de ser tratado por um médico especialista, então pode tentar fazer baixar a sua menstruação atrasada usando algum dos seguintes remédios caseiros.

Óleo de salva

A salva ajuda a regular o sistema hormonal, favorecendo a chega da menstruação na hora certa cada mês.

Ingredientes

Folhas frescas de salva
150 ml de óleo de girassol
Um pouco de água de rosas

Preparação

Bata todos os ingredientes no liquidificador até obter uma mistura homogénea. Guarde-a num frasco de vidro com tampa.

Utilização

Aplique um pouco da mistura na zona dos ovários, massajando suavemente em sentido circular. Faça-o 2 vezes por dia. Atenção: esta mistura não é para ingerir, mas para fazer massagens.

Infusão de tomilho e açafrão

Ingredientes

1 colher (de sopa) de tomilho
1 colher (de chá) de açafrão
1/2 l de água

Preparação

Ferva as plantas na agua durante uns minutos. Coe.

Utilização

Beba 1 chávena (de chá) da infusão 2 vezes por dia.

Infusão de funcho

Ingredientes

1 chávena (de chá) de água a ferver
1 colher (de café) de funcho

Preparação

Infunda a planta na água durante uns minutos e coe.

Utilização

Se quiser, adoce com adoçante. Beba 1 chávena de infusão de funcho de manhã e outra à noite.
Se beber chá de funcho durante a semana que antecede a menstruação, contribuirá para regular o seu período menstrual.

Infusão de canela

Ingredientes

1 pau de canela
1 chávena de água fervente

Preparação

Coloque o pau de canela numa chávena e acrescente a água fervente. Deixe amornar, retire o pau e beba em seguida. Se quiser, adoce com adoçante. A canela possui propriedades vasodilatadoras que estimulam a circulação sanguínea no organismo, contribuindo assim para fazer baixar a menstruação.

Aviso: no caso do teste de gravidez ter dado um resultado positivo, nenhuma das indicações acima deverá ser posta em prática.

Batidos de frutas para intensificar o bronzeado

$
0
0
Quando chega o bom tempo todas queremos exibir uma pele bronzeada. A roupa de verão, mais colorida, leve e alegre, fica melhor quando a nossa pele tem uma cor bonita. Quando estamos bronzeadas temos melhor cara. E até a celulite parece desaparecer!
E se é verdade que quando se trata de bronzeado nada supera o maravilhoso sol de verão, também é igualmente verdade que existem alimentos na sua fruteira que ajudam a acelerar a melanina (pigmento que se encontra sob a pele e que lhe dá cor), contribuindo assim para que se possa bronzear de maneira mais rápida e intensa.

Dê à sua pele um tom bronzeado durante o ano inteiro com estes deliciosos batidos de fruta.

Batido de papaia

Ingredientes

1 chávena de papaia (aos cubos)
1 laranja (sem casca)
2 folhas de menta fresca
Sumo de 1/2 limão
Uns cubinhos de gelo

Preparação

Bata todos os ingredientes no liquidificador até obter um preparado homogéneo.

Utilização

Beba em seguida. É muito agradável e refrescante.

Califórnia Shake

Ingredientes

4 morangos
1 cenoura (limpa e cortada em pedaços)
Sumo de 1 laranja
Sumo de 1/2 limão
1/2 copo de água 

Preparação

Bata todos os ingredientes no liquidificador até obter um preparado homogéneo.

Utilização

Beba em seguida. Este agradável batido contribui para dar à sua pele um bronzeado uniforme e uma bonita tonalidade. 

Qual é a melhor hora para beber um café?

$
0
0
Se gosta de café, com certeza pensa que para tomar uma chávena de cafeína qualquer hora é boa. Porem, não é bem assim. Sobretudo para as pessoas que têm dificuldades para conciliar o sono, a hora a que se ingere café (ou qualquer outra bebida que contenha cafeína) não é indiferente. Já lhe explico.

A questão dos biorritmos (que definem os ritmos da vida)

Um dos biorritmos mais importantes é o ritmo circadiano, um relógio interno de 24 horas que marca o comportamento fisiológico e o comportamento ao longo do dia, assim como os efeitos dos químicos no nosso organismo.

O cortisolé uma substância que o nosso corpo segrega e que está relacionada com os nossos níveis de alerta. O pico mais alto de concentração desta substância é entre as 8 e as 9 horas da manhã. E há mais dois picos ao longo do dia - entre as 12 e a 1 hora da tarde e entre as 5 e as 6 horas da tarde. Estes são os momentos do dia em que estamos mais alerta e se bebermos um café nestes momentos praticamente não notaremos os seus efeitos.

Por este motivo, o momento ideal para beber um café é aquele em que o nosso corpo precisa dele para se manter alerta. Então o café será muito mais eficaz entre as 9,30 e as 11,30 da manhã, momento em que os nossos níveis de cortisol estão mais baixos.

E o que é que acontece se bebermos o café a qualquer hora?

Bom, a cafeína é como que uma droga que vai criando tolerância, até perder efeito no nosso corpo. Ao bebermos o nosso cafézinho fora do horário ideal estamos a criar tolerância, tornando menos eficaz essa chávena de café e obrigando-nos a consumir mais desta substância para obtermos o efeito desejado. Portanto, já sabe.

3 receitas de café que vai adorar

O aromático café! Ele é motivo para que se reúna com as suas amigas, para que marque um encontro romântico, para que reúna a família à volta da mesa ou simplesmente para que desfrute de um solitário momento de prazer.

Capuccino de laranja

Casca de 1 laranja
1 + 1/3 de chávena de água
3 colheres de café de grão moído
2 chávenas de leite
Açúcar a gosto
Um pingo de licor de laranja

Faça assim: ferva a água e acrescente o café. Deixe repousar durante 10 minutos e coe. Espume o leite, junte o licor de laranja e acrescente o café, a pouco e pouco. Adoce a gosto e decore com a casca de laranja. Está pronto para ser saboreado.

Latte com especiarias

2 chávenas de leite
1 pau de canela
2 cravinhos
2 chávenas de água
3 colheres de café de grão moído
6 colheres de açúcar
Gelo a gosto

Faça assim: aqueça o leite com a canela e o cravinho e retire do lume antes de ferver. Reserve. Ferva a água, acrescente o café e deixe repousar durante 10 minutos. Adoce com o açúcar. Coe ambas as infusões e deixe arrefecer. Misture o leite com o café e acrescente gelo a gosto. Pronto. Agora é só deliciar-se.

Expresso gelado

3 chávenas de água
3 colheres de café de grão moído
4 colheres de açúcar mascavado
1 chávena de leite evaporado
Gelo a gosto

Faça assim: aqueça a água até ao ponto de ebulição (quando começarem a aparecer as primeiras bolhas). Acrescente o café, retire do lume e deixe repousar durante 10 minutos. Coe e adoce com o açúcar mascavado. Coloque gelo a gosto em 4 copos, verta o café e acrescente o leite evaporado. Desfrute. 

15 truques surpreendentes para aliviar problemas de saúde do dia a dia!

$
0
0
O nosso corpo é a máquina mais surpreendente que já foi criada. Mas não é uma máquina perfeita. Já todas, em alguma altura da nossa vida, tivemos uma desesperante dor de mós, uma repentina dor de cabeça ou uma incontrolável vontade de ir à casa de banho no momento mais  inoportuno. Para estes e outros pequenos incómodos que afetam diariamente a nossa saúde e bem-estar, existem outros tantos truques caseiros surpreendentes e muito eficazes. Tome nota. Pode precisar de os pôr em prática quando menos esperar.

1- Se lhe dói ou pica a garganta, coce o ouvido!
Quando pressiona os nervos do ouvido gera um reflexo imediato na sua garganta que provoca espasmos e alivia o incómodo.

2- Para ouvir melhor use só um ouvido!
Se está numa discoteca e não ouve o que lhe dizem, gire a cabeça e use só o ouvido direito, pois este distingue melhor as conversas, enquanto que o ouvido esquerdo distingue melhor a música.

3- Para aguentar a vontade de fazer chichi, pense em sexo!
Quando tiver uma incontrolável vontade de fazer chichi e não tiver uma casa de banho por perto, pense em sexo. Isto distrairá o seu cérebro e aliviará o stress do momento.

4- Tussa enquanto a injetam para reduzir a dor!
Se tossir no momento em que a injetam aumentará a pressão no peito e na espinha dorsal, o que inibirá os condutores de dor da medula.

5- Se tem o nariz tapado...
Pressione o céu da boca e a parte superior do nariz. Toque no céu da boca com a língua, fazendo força, e com um dedo pressione o nariz entre as sobrancelhas. Isto permitirá que as secreções se movam e possa respirar.

6- Quando tiver acidez durma sobre o seu lado esquerdo!
Isto permite criar um ângulo entre o estômago e o esófago, evitando que os ácidos passem até à garganta.

7- Quando lhe doer uma mó esfregue um cubo de gelo na mão!
Deve passar o cubo de gelo pela zona em forma de "V" entre o dedo polegar e o indicador, no lado contrário da palma da mão. Isto reduzirá 50% a dor, já que esta zona está ligada aos recetores de dor da cara.

8- Quando se queimar pressione a ferida com um dedo!
Depois de limpar a zona, faça pressão na queimadura com a mão. Isto permitirá que a pele volte à temperatura inicial e evitará a aparição de bolhas. (Apenas para queimaduras leves e sem importância.)

9- Quando estiver embriagada e precisar de recuperar o equilíbrio...
Apoie a mão sobre uma mesa ou superfície estável. Se fizer isto, o seu cérebro recuperará a sensação de equilíbrio e evitará que tudo gire à sua volta.

10- Quando correr, respire ao apoiar o pé esquerdo!
Isto evitará que sinta aperto no peito, já que se respirar quando apoia o pé direito causará pressão no fígado.

11- Se lhe sangra o nariz, pressione-o com o dedo!
Se se inclinar para trás, pode engasgar-se com o seu sangue. Por isso, o melhor é apertar o lado do nariz que sangra com o dedo, até que a hemorragia cesse.

12- Para controlar os batimentos cardíacos quando está nervosa...
Ponha o dedo polegar na boca e sopre. Isto serenará a respiração e ajudará a que o seu coração deixe de bater tão rapidamente.

13- Para aliviar a dor de cabeça quando beber água muito gelada!
Quando bebe algo muito gelado o céu da sua boca arrefece e o cérebro interpreta essa sensação. Por isso deve colocar a sua língua sobre o céu da boca para que este volte à temperatura normal.

14- Se se lhe dorme o braço ou a  perna, mexa-se!
Quando se lhe dormir o braço ou a mão, mexa a sua cabeça de um lado para o outro e verá como essa sensação desaparece em menos de 1 minuto. E se se tratar da perna ou do pé, caminhe durante uns segundos.

15- Memorize os apontamentos à noite!
Se é estudante ou por qualquer motivo tem que memorizar um texto, faça-o à noite. Qualquer coisa que leia antes de dormir será recordada com mais facilidade na manhã seguinte. 

"Beleza em casa", o meu primeiro eBook!

$
0
0
Olá leitoras amigas! Hoje quero falar-lhes novamente do meu eBook "Beleza em casa". É só para lhes dizer, tal como tinha prometido, que ele já se encontra à venda no mundo todo (literalmente)! E não se trata apenas de mais um livro digital. Não. Ele é um excelente livro digital, onde podem encontrar mais de 200 receitas de beleza, simples e muito eficazes! E todas ali juntinhas!

Mas, vamos aos detalhes?

"Água de rosas para refrescar a pele, decocção de nogueira para escurecer e embelezar as pestanas, sumo de romã para evitar que o envelhecimento chegue depressa... Estas são apenas algumas das receitas que, geração após geração, têm vindo a ser utilizadas para manter o corpo bonito e em forma. 
A partir de agora, também você pode realizar os seus desejos de beleza e bem-estar, facilmente, em sua casa. Está ao seu alcance. Na sua fruteira, no seu jardim, na sua despensa, no seu quintal...
Ordenado de A a Z para que lhe seja mais fácil encontrar o que procura, este eBook é um precioso compêndio que oferece pequenos e grandes segredos para realçar a sua beleza, externa e interna".


"Porque ser bela é melhor do que não o ser. Muito melhor".

Podem encontrá-lo em:

LeyaOnline - €0,98

amazon - $1,38 (Kindle eBook)

Barnes&Noble - $1,36 (Nook Book)

Google - €0,99

iba - R$5,37

Kobo - €0,99

Saraiva - R$5,37

Livraria Almedina - €0,98

Livraria Cultura - R$5,37

Wook - €0,99

Para o adquirir só têm que ir a qualquer dos sítios acima. Para facilitar, no campo "Pesquisar" podem escrever o título do eBook: "Beleza em casa". Pesquisem. O eBook aparecerá logo. Pronto. Podem até dar uma vista de olhos ao conteúdo. Depois, se estiverem interessadas, é só comprar. E o preço? Bom, como já devem ter percebido, o preço é mesmo muito acessível. Para todas! É que eu quero que todas as mulheres do mundo possam ter o meu eBook. Por isso, decidi para ele o modesto preço de apenas €0,99. Viram só! Menos de €1. Não é tão bom?!

Não se esqueçam de ir dando umas olhadelas e de deixar as vossas opiniões. Fico grata.

Salsa&Coentros: ervas aromáticas abortivas. Atenção!

$
0
0
Se está grávida ou a pensar engravidar, deve tomar o máximo cuidado com aquilo que ingere. É que até as aromáticas e deliciosas ervas que usa nos seus temperos diários se podem revelar suas inimigas e do seu bebé. É o caso da salsa e dos coentros. Estas duas ervas podem fazer-lhe mais mal do que bem. Saiba porquê.

Mas, para começo de conversa, quero deixar bem claro o seguinte: nenhuma das ervas acima mencionadas é adequada para provocar um aborto.  Hipócrates já dizia que: "Não existem abortivos, mas sim tóxicos para a mãe e o feto". Para provocar um aborto com qualquer uma das mencionadas ervas é necessária uma dose tão alta que, com toda a certeza, se provocaria uma intoxicação da futura mãe, com graves efeitos indesejáveis: cólicas intestinais, vómitos, excitação nervosa, convulsões, etc. Já aconteceram casos de mulheres que morreram quando tentaram provocar um aborto com ervas.
Portanto, quando digo que existe risco de aborto com o uso destas ervas e que por isso devem ser evitadas durante a gravidez ou quando se está a planear engravidar, o que quero dizer é que estas ervas aumentam o risco de aborto em mulheres que já estão predispostas a ele por algum motivo, conhecido ou desconhecido.

E, claro, a dose faz toda a diferença. Em doses culinárias normais, provavelmente a salsa e os coentros são inofensivos. Mas se é amante de ervas e as usa em quantidades generosas nos seus pratos, cuidado! Pode estar a expor-se e ao seu bebé a alguns perigos.

E como sempre é melhor prevenir do que remediar, o melhor mesmo é evitar estas ervas durante este período da sua vida. Afinal são só nove meses de um feliz estado de graça. Pela sua saúde e do seu filho, o sacrifício não custa nada. Mesmo que adore sopa de coentros ou salada de feijão coberta de salsa.

Porque deve evitar a salsa?

A salsa é uma erva emenagoga. Emenagogo é o nome que se dá a toda a substância que facilita ou aumenta o fluxo menstrual. Por isso, a salsa e especialmente as suas sementes devem ser evitadas durante a gravidez, já que a erva poderia causar um aborto. Também há quem considere que a salsa é teratogénica, isto é, capaz de causar danos ao embrião. Todas as partes da salsa devem ser consideradas potencialmente prejudiciais para o feto em desenvolvimento. 

Porque é que deve evitar os coentros?

O coentro é uma erva emenagoga. Deve evitar-se o consumo de coentros durante a gravidez porque esta erva pode aumentar a possibilidade de sofrer um aborto ou reduzir a possibilidade de engravidar.

Grávidas! Todo o cuidado é pouco! Não ingira erva nenhuma sem ter a certeza daquilo que está a fazer.

Verdadeiro ou falso? (I)

$
0
0
Descubra se é verdadeira ou falsa cada uma das afirmações sobre os alimentos que ingerimos todos os dias.

O vinho previne os ataques cardíacos.

Beber vinho, sobretudo tinto, reduz a possibilidade de sofrer doenças cardiovasculares. Isto deve-se ao seu conteúdo em flavonóides, umas substâncias que diminuem o impacto do colesterol e evitam que as plaquetas do sangue se acumulem em forma de coágulos. No entanto, tenha cuidado: o consumo excessivo de vinho pode ser prejudicial para a saúde. Por exemplo, um homem com diabetes não deverá tomar mais de 2 copos de vinho por dia; já se for uma mulher com diabetes, a recomendação é de apenas 1 copo de vinho por dia.

O ovo cru é mais nutritivo que o ovo cozido.

Falso. Esta crença é muito popular entre as pessoas que desejam ganhar massa muscular. No entanto, é sabido que as proteínas, gorduras e mais constituintes do ovo não se alteram devido à cocção. Pelo contrário, consumir ovo cru aumenta o risco de contrair salmonelas. Além disso, a clara crua possui avidina, uma proteína que impede a absorção da vitamina B8, chegando a provocar uma deficiência da mesma.

O frango contém hormonas femininas.

Falso. Trata-se de um mito muito popular, surgido a partir de práticas supostamente ocorridas na industria agrícola europeia durante os anos 50 (injetavam-se hormonas a frangos para os engordar e elevar o seu preço de venda), que prejudicavam a saúde dos consumidores. Atualmente, as exigências de qualidade asseguram uma produção ótima, pelo que o consumo desta carne é mais do que recomendado.

As rodelas de pepino aliviam as queimaduras de sol.

Apesar de se tratar de um truque caseiro, as rodelas frescas de tomate ou de pepino acalmam as queimaduras provocadas pelo sol. O seu alto conteúdo em vitamina C e outros nutrientes, como o sódio e o potássio, contribui para acalmar a irritação. Além disso, hidratam a zona afetada, promovendo uma sensação de frescura intensa.

O mel tem menos calorias do que o açúcar.

Falso. Se se analisar uma colherzinha de mel e outra de açúcar, constatar-se-á que ambas têm sensivelmente as mesmas calorias. A única diferença é que o açúcar foi processado, enquanto que o mel é um alimento natural que contém pequenas proporções de micronutrientes, de grande valor para a saúde.

A casca das frutas não contém nutrientes.

Falso. No geral, as cascas das frutas contêm uma elevada percentagem de vitaminas e minerais, além de serem benéficas para a nossa flora bacteriana. Para as frutas que não têm uma casca comestível, como o ananás e a laranja, existem outras formas de aproveitar os nutrientes: ralando ou fervendo a casca, por exemplo.

Cristaloterapia: 5 cristais com propriedades curativas

$
0
0
As pedras possuem propriedades curativas. Elas têm no seu interior todo o poder e a energia da terra. Veja qual é a que mais lhe convém.

Segundo a cristaloterapia ou gemoterapia, as gemas e os cristais, além de serem visualmente bonitos, também irradiam energia positiva. Por isso, esta terapia natural usa-os para tratar mal-estares emocionais e físicos. Então, aproveite e utilize estas pedras especiais para decorar a sua casa, ou use-as nos seus colares, anéis ou até na sua mala, e comece a receber todos os seus benefícios.

Algumas das gemas e cristais mais utilizados


Quartzo Rosa

O quartzo rosa ajuda-a a encontrar o amor e faz desaparecer o ressentimento, tornando o seu coração capaz de dar e de receber. Não só promove o amor em relação aos outros, mas também em relação a si mesma, aumentando a sua auto-confiança e permitindo-lhe concretizar os seus desejos. Possui um efeito tão relaxante que é a gema ideal para os casos de stress.


Água-marinha

A água-marinha está indicada para os que procuram a paz, a calma e a clareza mental. É relaxante e espiritualmente inspiradora. É usada em casos de depressão e stress e para ajudar a superar a fobia às viagens de avião ou de barco. Esta pedra favorece os rins, o sistema nervoso, o baço e o fígado. Também é eficaz para corrigir problemas de pele, olhos, nuca e garganta.


Esmeralda

Esta pedra preciosa favorece a meditação e a paz interior. É a pedra indicada para os casos de ansiedade, medos, angústias, tristeza e debilidade física e mental. A esmeralda purifica os sentimentos negativos e promove a boa vontade, melhorando as relações com o próximo. No que diz respeito à saúde física, beneficia a memória e as capacidades mentais.


Âmbar

O âmbar acalma os nervos. Por isso, é usado em casos de falta de concentração. Também é benéfico para pessoas com problemas de memória, dor de mós, enxaqueca ou artrose. No plano espiritual, o âmbar ilumina o coração e a mente e anula os sentimentos de inferioridade.


Ametista

A ametista transforma a energia negativa em energia positiva. Por isso, é a pedra ideal para as pessoas que sofrem problemas de angústia e depressão, já que lhes oferece  a harmonia e a força espiritual que necessitam. No plano físico, a ametista favorece a circulação sanguínea e contribui para curar os problemas de pele.

Oito remédios caseiros que realmente funcionam!

$
0
0
Já todas nós utilizámos diferentes remédios caseiros, uns com resultados mais felizes e outros com resultados menos felizes. E apesar de ser possível que alguns desses remédios funcionem apenas devido ao seu efeito "placebo", também existem outros que realmente funcionam de verdade.
Veja algumas receitas de remédios caseiros que as nossas avós já usavam no seu dia a dia e saiba porque têm poder curativo.

1- Fita adesiva para eliminar verrugas


Este é um remédio muito conhecido e utilizado. Mas porque motivo a fita adesiva é tão eficaz para eliminar as verrugas? Bom, em 2002 foi levada a cabo uma experiência que consistiu em usar este truque num grupo de pessoas, enquanto que um outro grupo tratou as suas verrugas com um remédio convencional. E sabe quais foram os resultados? Entre as pessoas que usaram a fita adesiva diariamente durante um período de pelo menos 3 semanas, 85 % viram desaparecer as suas verrugas; enquanto que apenas 60% das pessoas que usaram um tratamento convencional obtiveram o mesmo resultado.
A questão é saber se a fita adesiva funciona nas verrugas devido a algum químico do adesivo ou se é a oclusão (asfixia) que causa a destruição da verruga. Uma outra crença é que a fita adesiva pode causar uma irritação na pele, estimulando as células imunes do nosso corpo para atacar a verruga.

2- Vicks Vaporub para curar fungos nas unhas


Apesar de não haver estudos definitivos que demonstrem que as unhas infetadas curem realmente ao ser tratadas com a aplicação de Vicks Vaporub uma ou duas vezes por dia, há várias pessoas que afirmam que sim funciona. Não se sabe ao certo porquê, mas a verdade é que o Vicks ajuda a solucionar o problema. Há quem afirme que o segredo está no mentol, que mata o fungo, enquanto que outros dizem que o segredo é o efeito de sufocação criado pela camada espessa de gel sobre a unha.

3- Aveia para aliviar o eczema


Isto é absolutamente certo: a aveia tem propriedades anti-inflamatórias. Utilizada como uma máscara sobre a pele afetada ou vertida na água do banho, a aveia moída pode reduzir a inflamação da pele.  O ideal é submergir a zona afetada durante pelo menos 15 minutos. 
Além disso, a aveia tem efeito anti-histamínico. Ao baixar os níveis de histamina, uma amina orgânica que reage como parte do sistema imunológico, a aveia reduz o inchaço e a cor vermelha.

4- Iogurte contra o mau hálito


O mau hálito pode ter várias origens, sendo as mais comuns a boca e o estômago. Os probióticos do iogurte têm um poder neutralizador. E apesar de o iogurte não ser muito eficaz nas bactérias presentes na  língua, ele atua sobre os ácidos que se encontram entre a boca e o estômago, incluindo a parte superior da garganta e o esófago. Deste modo, ele contribui para eliminar os maus cheiros que saem pela boca. Qualquer lácteo ou produto com cultivos vivos terá o mesmo efeito do iogurte.

5- Açúcar contra o soluço


Em 1971 analisou-se um grupo de vinte pessoas que tiveram soluços durante mais de 6 horas seguidas, oito das quais estiveram nesse estado durante um dia inteiro. Deu-se a cada uma delas 1 colherzinha de açúcar branco granulado, comprovando-se que dezanove dessas vinte pessoas obtiveram resultados positivos.
O açúcar provavelmente modifica os impulsos nervosos na boca, evitando que os músculos do diafragma se contraiam espasmodicamente.

6- Morder um lápis para aliviar a dor de cabeça


As pessoas que sofrem de stress costumam apertar os dentes. Ora, a ação de apertar a mandíbula pode ocasionar uma cefaleia (dor de cabeça). Por isso, ao colocar um lápis entre os dentes, relaxa-se a mandíbula e a dor diminui instantaneamente!

7- Azeitonas contra as náuseas


Quando temos náuseas aumentamos a salivação, porque assim o nosso corpo protege os dentes das altas doses de suco gástrico que eliminamos durante o vómito. Neste caso, as azeitonas, que contêm taninos, secam a saliva, eliminado o sintoma e o instinto de vomitar.
Mas este tratamento só é eficaz se aplicado logo no começo, assim que se sentirem as primeiras náuseas.

8- Gargarejos com água salgada para a dor de garganta


A dor de garganta é uma resposta inflamatória dos tecidos infetados, e o sal ajuda a extrair o excesso de líquido, reduzindo momentaneamente a inchação e a dor. Mas o efeito é temporário porque este remédio caseiro elimina os sintomas e não as causas.

Chia fresca

$
0
0
A chia era um dos alimentos básicos dos Maias. É considerada suplemento dietético e alimento saudável pela FDA (Food and Drug Administration, USA).

As sementes de chia contribuem para reduzir o peso de maneira natural. E o melhor de tudo é que podem ser incluídas em qualquer tipo de dieta, pois podem ser combinadas com qualquer tipo de alimento ou bebida.


Benefícios das sementes de chia

* Sensação de saciedade: quando uma semente de chia é exposta à água, forma-se nela uma camada de gel que aumenta o seu tamanho e o seu peso, um gel que não contém calorias já que está formado apenas por água e fibra solúvel. Esta ação gelificante é que ajuda a manter a sensação de saciedade durante horas.

* Fibra solúvel: a chia possui cerca de 30% de fibra solúvel, em forma de mucilagem, o que é ideal já que além de saciar, também ajuda a eliminar o excesso de colesterol e triglicéridos no sangue.

* Antioxidantes: a chia protege-nos dos radicais livres, retardando o envelhecimento.

* Laxante natural: as sementes de chia atuam como um laxante natural, por serem ricas em fibra.

* Ácidos Ómega 3 e 6: a chia é um cereal rico em ómega 3 e 6 e por isso ajuda a manter o colesterol bom (HDL) e a reduzir o colesterol mau (LDL). Também contém vitaminas do complexo B, que ajudam a prevenir enfartes ou embolias.

* Cálcio: a chia possui 300% mais cálcio que o leite (absorvível).

* Fósforo: pelo seu alto conteúdo em fósforo, a chia nutre o sistema nervoso e melhora a atividade cerebral, como por exemplo a memória.

Para obter os melhores resultados na redução de peso:

Acrescente 1 ou 2 colheres de chia à sua água. Deixe amolecer durante 20 minutos, até que se forme a mucilagem, e beba antes de cada refeição principal ou como snack entre as refeições.


Chia fresca

Ingredientes

3 colheres (de sopa) de chia
3 limas
1 l de água
Adoçante 

Preparação

Amoleça a chia num copo de água durante 20 minutos. Adoce a água com adoçante (a gosto). Esprema as limas e acrescente o sumo obtido à água adoçada. Coe as sementes de chia e acrescente-as ao preparado. Mexa.

Utilização

Sirva com gelo. Obterá uma deliciosa bebida saudável e saciante, de textura muito agradável.

As sementes de chia podem ser consumidas inteiras ou moídas, cruas ou cozinhadas. Acrescente uma colher de chia ao seu pequeno-almoço, almoço ou jantar. Lembre-se que a chia não tem sabor nem odor e não altera o sabor dos alimentos. Pode misturá-la com água ou leite, iogurtes, sopas, etc.

Nota: a chia deve ser sempre hidratada antes de ser consumida porque, por absorver muita água, poderia deixá-la desidratada ou presa do intestino. 

Remédios caseiros contra a depressão

$
0
0
A depressão é uma doença que pode afetar qualquer ser humano. Carateriza-se por uma mudança no estado de ânimo, no comportamento ou na forma de pensar. A depressão pode chegar a prejudicar as funções mentais e físicas de quem a sofre.

A depressão pode ter diversas causas, mas o motivo principal costuma ser uma perda. Esta perda pode ser a morte de um ser querido, o fim de uma relação amorosa, a perda do trabalho, uma doença, problemas no emprego, problemas familiares, solidão, entre outras.

Sintomas da depressão

Mudanças nos sentimentos:

- Abatimento. É descrito como um sentimento de tristeza.

- Sentimentos negativos em relação a si mesmo. Há um sentimento generalizado de desagrado sobre si mesmo.

- Insatisfação. Perde-se o interesse e o gosto em realizar coisas.

- Indiferença afetiva. Há uma diminuição do afeto ou preocupação por outras pessoas.

- Acessos de choro. As pessoas deprimidas choram sem motivo aparente.

- Perda do sentido de humor. Aquilo que antes tinha graça deixou de a ter.

Mudanças na maneira de pensar:

- Baixa auto estima. A pessoa deprimida tem-se em pouca conta.

- Sentimento de desesperança. Há uma atitude pessimista em relação ao presente e ao futuro.

- Autocrítica. Tendência para se criticar constantemente.

- Indecisão. Há uma dificuldade para tomar decisões.

- Distorção da imagem corporal. A pessoa deprimida tende a valorar negativamente o seu aspeto físico e deixa até de cuidar de si.

Mudanças físicas:

- Desordens alimentares. Aumento ou diminuição do apetite.

- Transtornos do sono. Dificuldade para dormir, insónia, pesadelos.

- Diminuição da libido. Desinteresse pelo sexo.

- Fadiga. Aumento do cansaço; há uma sensação permanente de esgotamento.

- Sudoração. Ataques repentinos associados a sensações de pânico.

Como curar a depressão

A depressão é uma doença que tem cura. Quando alguém está deprimido, é importantíssimo que receba ajuda de um profissional. A depressão deve ser atendida pelos profissionais da saúde, psiquiatras ou psicólogos. E é importante que esta ajuda profissional seja procurada assim que surgirem os primeiros sintomas. Existem uma grande variedade de medicamentos anti-depressivos e psicoterapias que hoje em dia se podem aplicar no tratamento da depressão. Não sofra!

No que diz respeito aos remédios caseiros, as frutas e as plantas também podem ajudar a tratar depressões leves. Veja.


Chá de hipericão

O chá de hipericão tem propriedades calmantes do sistema nervoso e costuma usar-se para tratar a melancolia e a tristeza. O hipericão eleva o ânimo e combate a depressão leve.

Ingredientes

1 colher (de chá) de hipericão
1 chávena (de chá) de água fervente

Preparação

Infunda a erva na água durante 10 minutos e coe.

Utilização

Beba 1 ou 2 chávenas de chá por dia, durante um período de 4 semanas.

Nota: mulheres grávidas e pessoas sob uma depressão grave não devem consumir hipericão.


Batido natural contra a depressão

Ingredientes

1/2 chávena de iogurte magro
1 banana
1 colherzinha de manteiga de amêndoa
1 pitada de canela

Preparação

No liquidificador, bata o iogurte, a banana e a manteiga de amêndoa até obter um preparado homogéneo.

Utilização

Polvilhe com uma pitada de canela e beba em seguida. Beba este batido dia sim e dia não, durante uma temporada.


Banho de camomila contra a depressão

Uma boa maneira de ajudar a combater a depressão consiste em usar as plantas no banho e assim aproveitar as suas propriedades para tonificar e acalmar um sistema nervosos desequilibrado.

Faça assim: deite na água da banheira o líquido resultante de ferver uma boa mão cheia de camomila num litro de água, de modo a obter um preparado bem carregado. Submerja-se na banheira e permaneça assim durante 20 minutos. Verá como o seu estado de ânimo melhora.

Encha a sua vida de luz e cor

A luminosidade e os tons vivos melhoram o ânimo. Por isso, a luz do sol ajuda a carregar-se de energia. Banhe-se de sol (com a devida proteção) sempre que puder. Também as roupas de cores alegres alegram a vida. As pessoas deprimidas devem vestir cores alegres e cheias de energia como o vermelho, o laranja, o amarelo e até o fúcsia, e fugir das cores tristes e depressivas como o preto e os tons cinza.

Gorduras boas e gorduras más: aprenda a distingui-las

$
0
0
É necessário que saiba distinguir entre as gorduras boas e as gorduras más para que assim possa praticar uma alimentação saudável. Evite consumir aquelas gorduras que afetam o seu peso e a sua saúde.

À primeira vista pode até parecer-lhe complicado isto de aprender sobre as gorduras boas e as gorduras más, mas vai ver que se trata de algo muito fácil e muito útil a ter em conta à hora de escolher o tipo de gordura que vai pôr  no seu prato. Para começar, uma coisa básica que deve saber sobre as gorduras é que, de facto, um pouquinho de gordura na dieta ajuda o seu corpo a absorver melhor certos nutrientes. Conheça pois quais são as suas melhores opções.

Gorduras saturadas

Este tipo de gorduras devem ser evitadas o mais possível na sua alimentação diária pois podem aumentar os níveis de colesterol mau no sangue, o que por sua vez aumentará a possibilidade de sofrer doenças cardiovasculares. As gorduras saturadas encontram-se na margarina, na manteiga, no chocolate, nos bolos, nas bolachas, nos lácteos não desengordurados e nos produtos cárnicos, como as salsichas, os enchidos e os pasteis de carne.

Gorduras não saturadas

Estas são as gorduras boas. Ter uma dieta rica em gorduras não saturadas pode ajudar a baixar os níveis de colesterol mau no sangue e a incrementar os valores de colesterol bom. Para comer gorduras não saturadas deve ingerir peixes "azuis", como o salmão ou a sardinha, frutos secos e sementes, frutas oleaginosas como as azeitonas e o abacate, e leguminosas oleaginosas como o amendoim.

Gorduras trans

Estas são as piores das gorduras. Gordura trans é a transformação do óleo vegetal em gordura sólida. Também conhecida como óleo hidrogenado, a gordura trans é encontrada principalmente nos alimentos industrializados, pois serve para dar crocância e consistência aos alimentos. Biscoitos, salgadinhos, sorvete e margarina são bombas de gorduras trans. Uma dieta muito rica em gorduras trans pode conduzir a níveis altos de colesterol mau no sangue.



Bom, agora que já aprendeu a distinguir entre as boas e as más gorduras, passe a prestar mais atenção no momento de escolher o seu menu diário e lembre-se de que a sua saúde depende daquilo que consome no seu prato.
Viewing all 763 articles
Browse latest View live