Quantcast
Channel: Os Meus Remédios Caseiros
Viewing all 763 articles
Browse latest View live

Acelere o seu metabolismo!

$
0
0
Quantas mulheres já ouviu aos gritos a pedirem por favor uma dieta que as ajude a eliminar as gordurinhas a mais? A muitas?! No entanto, porque mergulhar de cabeça numa dieta muito restritiva não é nada fácil, deixo-lhe aqui uma opção muito mais agradável para que possa perder algum peso sem ter que sofrer tanto.

Confira a seguinte lista de frutas ricas em anti oxidantes, umas substâncias ideais para acelerar o seu metabolismo, já que a livram de todas as toxinas e excesso de líquidos que há no seu corpo.

Estas frutas são ideais quando se trata de manter a linha, já que o seu alto conteúdo em água a auxiliará a eliminar tudo aquilo que o seu corpo não necessita.

Pêra: a pêra contém nutrientes preciosos como o ácido fólico e vitaminas que reduzem o excesso de gordura que se acumulou no seu corpo. O seu poder para acelerar o metabolismo é infalível; por isso, consuma pêras à vontade!

Laranja, limão e toranja: a vitamina C destas frutas é ideal para fortalecer o sistema imunitário, além de eliminar as toxinas que o organismo não necessita. Isto ajuda a que o seu metabolismo se acelere e queime gordura muito mais rapidamente.

Melão: o melão tem um alto conteúdo em água e por isso é ideal para consumir durante os dias mais calorosos. É rico em potássio, que ajuda a que o organismo aumente a velocidade, permitindo assim que baixe de peso sem maiores dificuldades.

Papaia: a papaia contém papaína, uma enzima que ajuda a digerir as proteínas de forma adequada. Mantém o metabolismo a trabalhar como deve ser e o seu conteúdo em calorias é muito baixo. 

Kiwi: esta fruta é muito rica em fibra, fibra essa que ajuda o bom desempenho do trânsito no intestino. Ajuda a equilibrar o colesterol no sangue e as suas vitaminas ainda beneficiam o sistema imunológico, afastando-a das doenças respiratórias.


Que tal uma rica macedónia com todas estas frutas?

Fertilidade e gravidez: o chá de inhame e a gravidez gemelar

$
0
0
Os gémeos podem desenvolver-se naturalmente em qualquer mulher e em qualquer momento da sua vida fértil; no entanto, existem talvez alguns remédios caseiros que poderiam aumentar as hipóteses de vir a ter gémeos. Continue a ler.

O inhame, uma espécie de batata de sabor doce, tem sido relacionado com as gravidezes gemelares. Recentemente descobriu-se que a tribo Yoruba da África Ocidental, cuja dieta está composta na sua maioria por inhames, apresenta uma taxa excepcionalmente alta de gravidezes de gémeos e outro tipo de gravidezes múltiplas. Pensa-se que o segredo está no inhame e que este contém uma série de substâncias que estimulam uma super ovulação, aumentando assim a possibilidade de conceber gémeos.

Com efeito, o inhame é considerado desde há muito como um alimento que aumenta a fertilidade devido a que contém doses consideráveis de fitoestrogéneos, umas substâncias que intervêm de maneira direta no ciclo menstrual da mulher e no mantimento da juventude dos orgãos reprodutores femininos. Por isso, o consumo de inhame é muito recomendado quando se quer gerar um filho e também durante a menopausa, para minimizar os efeitos da mesma no corpo da mulher.

Receita do chá de inhame para engravidar


Ingredientes

Casca de 1 inhame
1 copo de água

Preparação

Coloque a casca numa caçarola não metálica, acrescente a água e ferva a mistura em lume brando durante 20 minutos. Coe e deixe arrefecer um pouco.

Utilização

Beba meio copo do preparado, em jejum, durante sete dias, de preferência entre o dia 7 e o dia 13 do ciclo.

Efeitos esperados: o chá de inhame estimularia os ovários a liberar mais óvulos (dois ou mais), além de melhorar a qualidade dos mesmos; e prolongaria o período fértil, isto é, o tempo disponível do óvulo para ser fecundado.

Nota bem: devem usar-se apenas os inhames destinados à alimentação humana (aqueles pequeninos e cabeludinhos que se encontram à venda no super mercado, junto dos alimentos tropicais); alguns inhames silvestres não são comestíveis.

Aviso: o inhame usa-se para facilitar a gravidez, ou seja, antes de engravidar. Depois, as mulheres grávidas ou a amamentar devem evitar o seu consumo. Porquê? Porque, por causa do seu efeito estrogénico, o seu uso poderia aumentar as possibilidades de vir a sofrer um aborto involuntário. O inhame também não é considerado seguro em mulheres que amamentam porque poderia ser prejudicial para o bebé.

Outras indicações do chá de inhame:

A raiz fervida do inhame, tomada como chá, também se utiliza para acalmar os síntomas da osteoporose, a menopausa e os sintomas da pré-menopausa, tais como os sufocos, a secura vaginal, a sudoração noturna e as mudanças de humor.

Todos os remédios caseiros para curar o terçolho!

$
0
0
Um terçolho é um pequeno abcesso (acumulação dolorosa de pus) na pálpebra. Pode aparecer na pálpebra superior ou inferior, próximo do bordo onde se encontram as pestanas. Ocorre devido a uma infeção bacteriana das glândulas situadas na borda das pálpebras, próximas dos cílios.

Uma das principais causas do terçolho é a falta de higiene ocular. A não retirada da maquilhagem dos olhos antes de dormir também pode favorecer o aparecimento do terçolho. Também pode estar relacionado com o sistema imunológico pois, por se tratar de uma infeção, acomete pessoas com uma imunidade baixa.

Principais sintomas do terçolho:

- Sensibilidade à luz
- Incómodo ao pestanejar
- Avermelhamento da zona afetada
- Sensação de formigueiro, ardor ou dor na zona afetada
- Olhos remelados
- Sensação de areia nos olhos
- Inflamação da pálpebra
- Lacrimejar constante
- Secreção densa no olho afetado
- Visão turva
- Aparição de um pequeno ponto amarelento ou avermelhado


Tratamento caseiro do terçolho

Como tratamento caseiro, é recomendável a aplicação de compressas húmidas quentes sobre a pálpebra afetada, de maneira a acelerar o amadurecimento do terçolho e favorecer a sua abertura, já que o esvaziamento do conteúdo do terçolho favorece o seu desaparecimento e a cura.

Água morna: este é o tratamento mais comum. Ferva 1 l de água e deixe-a amornar. Humedeça uma compressa limpa nesta água e coloque-a sobre a pálpebra afetada durante 10 minutos. Deve humedecer a compressa de cada vez que arrefeça. Este processo ajudará a drenar o pus e a curar o terçolho.

Calêndula: prepare uma infusão de calêndula com 1 colher de pétalas secas em 1/2 l de água a ferver. Deixe arrefecer um pouco e coe a mistura. Depois empape uma compressa no líquido obtido e coloque-a na pálpebra afetada, até que arrefeça. Repita o tratamento 3 vezes por dia, usando uma compressa nova de cada vez.

Bolsinhas de camomila: humedeça uma bolsinha de chá de camomila em água quente e coloque-a (morna) sobre o olho afetado, durante 10 minutos. Repita várias vezes por dia, usando uma bolsinha nova de cada vez.

Salsa: usar uma infusão de uma mão-cheia de salsa fresca numa chávena de água a ferver reduz a inflamação e a sensibilidade da pálpebra. Deixe repousar a infusão e depois coe. Mergulhe uma compressa no líquido obtido e aplique-a no olho afetado até que arrefeça. Repita o tratamento 3 vezes por dia, usando uma compressa nova de cada vez.

Compressa de acelgas: ferva um punhado de acelgas e quando estiverem bem tenras, apague o lume  e deixe repousar um pouco. Esprema as acelgas, enrole-as de modo a formar um pacotinho e coloque-o sobre o olho afetado durante 30 minutos. Repita 3 vezes por dia, usando um pacotinho novo de cada vez.

Compressa de pepino: o pepino é refrescante e adstringente, útil para minimizar os incómodos causados pelo terçolho. Corte um pepino em fatias e coloque algumas sobre a pálpebra afetada para reduzir a inflamação e a dor.

Gel de aloé vera: corte uma folha fresca de aloé vera ao meio e molhe um cotonete no gel transparente que a planta segrega. Passe o cotonete embebido suavemente sobre a pálpebra afetada, de manhã e à noite. Deixe atuar durante alguns minutos e em seguida enxagúe bem com água de rosas.

Aliança de ouro: este é um truque muito conhecido e usado. Pode-se curar um terçolho esfregando uma aliança de ouro na palma da mão ou num tecido e colocando-a a seguir sobre a pálpebra afetada. Porque é que este truque funciona? Porque o calor da aliança age exatamente como a compressa morna.

Dicas:

*Não aperte ou pressione o terçolho. É perigoso e corre o risco de a infeção alastrar pelo olho. Deixe que o terçolho drene espontâneamente.

*Não use maquilhagem nos olhos quando tiver um terçolho. Além de ser prejudicial para o olho afetado, também corre o risco de contaminar os cosméticos e os aplicadores com a infeção.

*Use toalhas e produtos de higiene diferentes para evitar o contágio em casa.

*Evite o uso de lentes de contacto enquanto a infeção durar, pois podem contaminar-se e transferir a infeção para o olho são.

*Evite o consumo excessivo de amido e alimentos açucarados. Minam as defesas do organismo.

*Acuda ao médico: se o terçolho persistir ou reaparecer, procure o seu médico sem demora.

Xaropes caseiros para a tosse

$
0
0
Não há nada mais irritante do que a tosse, tanto para a pessoa que a padece como para aquelas pessoas que estão à sua volta. Já me tem acontecido. Às vezes passo a noite à vela, a tossir sem parar. Uma irritação. Sabe, aquela "tosse de cão", insistente e cansativa?! Para curar a tosse, o médico de família costuma receitar-me uns xaropes anti-tússicos. Uma maravilha, diga-se. Mas ás vezes também uso xaropes caseiros. E igualmente com muito bons resultados.

Mas, o que é a tosse?

A tosse é uma forma natural de o nosso organismo manter a garganta e as vias respiratórias limpas e desimpedidas. Mas ás vezes também pode significar que tem um problema de saúde. Geralmente, a causa mais comum da tosse é o resfriado, a vulgar constipação. 
Para casos leves, existem soluções caseiras, que passaram de geração em geração, para curar os incómodos sintomas da tosse. Os xaropes caseiros para a tosse têm a propriedade de acalmar a tosse e ajudar a eliminar as mucosidades produzidas pelos brônquios. Confira a seguir algumas das mais deliciosas e eficazes receitas caseiras de xaropes para a tosse.


Xarope de rebuçados Dr. Bayard

Deite uns quantos rebuçados Dr. Bayard num copo de leite fervente e mexa para que se derretam. Beba antes de se deitar. É um xarope delicioso, doce eficaz.

Xarope de tâmaras

Corte 6 tâmaras e junte-as a um copo de leite. Ferva a mistura em lume brando durante 20 minutos. Coe e beba 2 chávenas por dia.

Xarope de limão e gengibre

Pique 1 cebola e misture-a com o sumo de 1 limão, 2 colheres de mel e uma pitada de gengibre ralado. Deixe repousar durante um bocado, com o recipiente tapado, até que a cebola sue e se forme um sumo denso. Apanhe colherinhas desse sumo (xarope) e vá tomando ao longo do dia. O efeito é rápido. Além de suavizar a garganta, este doce xarope também acaba com a tosse mais persistente.

Xarope de limão e mel

Prepare um xarope com o sumo de 3 limões e 3 colheres de mel. Misture bem, deixe repousar durante um bocado e tome às colheres ao longo do dia.

Xarope de anis e tomilho

Ferva durante 15 minutos, em 1/2 l de água,1 colherzinha de tomilho seco e 1 colherzinha de sementes de anis. Acrescente 150 g de açúcar integral e 1 pauzinho de alcaçuz à mistura e ferva-a durante 5 minutos mais. Coe e guarde. Tome 5 colheres deste xarope por dia.

Xarope de figos

Coza 6 figos secos num copo de água, até que o líquido fique espesso. Tome 4 colheres deste xarope por dia.

Xarope de cebola e mel

Rale 1 cebola crua e cubra-a generosamente com açúcar amarelo. Deixe macerar, tapado, durante toda a noite. Pela manhã, coe e acrescente ao líquido obtido o sumo de 1 limão e 1 colher de mel. Tome 3 colheres deste xarope por dia.

Dicas:

A mistura de sumo de laranja, de ananás, de goiaba e mel, com elevado conteúdo de vitamina C, é um bom remédio caseiro contra a tosse.

Uma massagem no peito com um unguento de mentol (Vicks) pode ajudar a descongestionar as vias respiratórias.

Lembre-se: gestantes, idosos e crianças não devem tomar remédios, mesmo que caseiros, sem pedir primeiro a opinião do médico de família.

Remédios caseiros para eliminar os pontos negros

$
0
0
Os pontos negros surgem geralmente nas peles oleosas ou com desequilíbrios hormonais. Mas é possível eliminá-los através do uso de adequados remédios caseiros, que lhe permitirão controlar o problema e recuperar o equilíbrio da pele.

Os pontos negros aparecem geralmente na testa, no nariz e no queixo, a famosa zona "T", de que tanto se fala. Também aparecem, embora menos frequentemente, nas costas, nos ombros e na área do decote.

Porque é que aparecem?

Uma das causas principais é o aumento da atividade hormonal. Durante a puberdade, há um aumento da secreção da gordura que protege e suaviza a pele. E é esta gordura que obstrui os poros, dando origem aos pontos negros.

Higiene, a melhor aliada das peles oleosas e acneicas

Quem tem pontos negros costuma ter a tentação de os espremer com as unhas. Atenção! Nunca o faça. Isto provoca infeções e piora o estado da pele. Além disso, as unhas podem deixar cicatrizes permanentes na pele.

O primeiro passo para tratar deste tipo de peles é pois evitar "esgravatar" na pele com as unhas. O melhor mesmo, é uma boa higiene da zona atingida. Isto permitir-lhe-á ter os poros livres de gordura e de possíveis partículas de sujidade, que também pioram o estado da pele. Para o efeito, pode usar um bom sabão natural e terminar a limpeza com uma loção adstringente (sem álcool) ou com uma infusão de plantas medicinais.

Tratamentos naturais


Para melhorar o aspeto da pele e prevenir a aparição de novos pontos negros, é boa ideia usar ingredientes que eliminem os germes e ajudem a expulsar a gordura da zona atingida e a reduzir a atividade das glândulas sebáceas.

Papaia: a papaia é bactericida. Aplique sumo de papaia sobre a zona afetada e deixe atuar durante 15 minutos. Depois, enxagúe com água fria.

Tea tree oil: o óleo da árvore do chá regula a produção de sebo e é bactericida. Coloque 6 gotas de tea tree oil numa colher de óleo de grainha de uva e aplique na zona afetada.

Aveia: a aveia é muito recomendável para eliminar borbulhas e também pontos negros e brancos. Prepare uma máscara com 2 colheres de farinha de aveia, 1 colher de mel e 1 clara de ovo. Misture tudo até obter um preparado homogéneo. Aplique a mistura na pele e deixe atuar durante 30 minutos. Enxagúe com água morna.

Onagra: coloque 1 colher da planta numa chávena de água a ferver. Deixe arrefecer e coe. Aplique na pele com uma gaze limpa.

Dica: lembre-se de beber suficiente água - ao menos 1,5 l por dia - e de fazer uma alimentação rica em fibras, que asseguram uma pele sã e livre de impurezas. 

Remédio caseiro com mirtilos contra as cataratas

$
0
0
Os mirtilos, também conhecidos pelo seu nome em inglês Blueberry, costumam ser usados com muito sucesso no preparo de tartes e de doces. No entanto, também têm importantes virtudes medicinais.

Na medicina caseira, o mirtilo costuma ser usado sobretudo para manter a saúde dos olhos e para fortalecer os vasos sanguíneos. Durante a Segunda Guerra Mundial, os pilotos da força aérea real britânica constataram que se comessem doce de mirtilos momentos antes de levar a cabo uma missão, melhoravam consideravelmente a sua visão noturna. Mais tarde, os investigadores estudaram as propriedades dos mirtilos e recomendaram-nos para os problemas dos olhos, além de para melhorar a visão noturna. Desde então os mirtilos também têm sido usados para tratar as cataratas.

Os mirtilos são ricos em antocianina, o pigmento que lhe dá a cor azulada.. Este componente tem uma função antioxidante, que ajuda a recuperar as lesões que se produzem no interior dos olhos devido à ação dos radicais livres e dos raios de sol.
Devido à sua capacidade para fortalecer os vasos sanguíneos, os mirtilos também podem ser úteis para tratar as veias varicosas, as hemorróidas e para prevenir a aparição de hematomas em pessoas propensas.


Uso exteno

Infusão de folhas de mirtilos para melhorar a visão noturna

Ingredientes

1 colher (de chá) de folhas secas de mirtilos
1 chávena de água fervente

Preparação

Infunda as folhas na água durante 5 minutos. Coe e deixe arrefecer.

Utilização

O líquido obtido deve ser usado para lavar os olhos e isto melhora a visão noturna.

Decocção de folhas de mirtilos contra as cataratas

Ingredientes

1 colher (de chá) de folhas secas de mirtilos
1 chávena de água

Preparação

Ferva as folhas na água durante 5 minutos. Retire do lume, deixe arrefecer e coe.

Utilização

Molhe uma compressa de gaze no líquido obtido e use-a para lavar os olhos.

Uso interno

Infusão de mirtilos para a boa saúde dos olhos

Ingredientes

1 colher de frutos secos
1 chávena de chá de água a ferver

Preparação

Infundir os frutos na água a ferver durante 15 minutos. Coar.

Utilização

Beba uma chávena do preparado por dia.

Dica: não desperdice as bagas. Aproveite-as para as juntar à massa dos seus bolos, bolachas, ao seu iogurte, etc.

Sugestão: um punhado de mirtilos combinados com nozes (ricas em vitamina E), ingerido diariamente ou com alguma frequência, ajudará a prevenir as cataratas e a impedir o seu progresso. Os mirtilos ajudam a proteger as estruturas do olho ao protegerem o colagéno, a proteína que forma os tecidos oculares e cuja flacidez pode acelerar a aparição de cataratas.

Curiosidade: os mirtilos foram colocados no topo da lista dos 40 frutos e legumes com mais potencial antioxidante.

13 usos do bicarbonato de sódio para a saúde e a beleza

$
0
0
São tantos os "milagres" de que este composto natural é capaz no que diz respeito à saúde e à beleza, que já só falta descobrir que também é bom para curar o mal de amores.

Veja quais são as aplicações deste pozinho branco, barato e fácil de obter, tão usado antigamente pelas nossas avós. Falo do bicarbonato de sódio, um imprescindível na cozinha como a baunilha ou a canela, mas que deve aprender a usar para que o seu uso não se converta num abuso, pois apesar das suas muitas bondades, todos os excessos são prejudiciais.

Usos do bicarbonato de sódio para a saúde e a beleza


* Para preparar um anti-ácido, misture 1/2 colherzinha de bicarbonato de sódio num copo de água e beba para aliviar a indigestão e o ardor de estômago.

* Para as picadas de mosquitos, aplique na zona afetada uma pasta feita com um pouquinho de bicarbonato de sódio e umas gotas de água.

* Quando não tiver desodorizante em casa, aplique um pouquinho de bicarbonato de sódio nas suas axilas (limpas e secas) e São Se Acabou!

* Prepare a sua própria pasta para branquear os dentes com uma pitada de bicarbonato de sódio e um morango esmagado, até obter uma papa. Aplique na escova de dentes e lave como habitualmente.

* Para fazer gargarejos e neutralizar certos maus cheiros, misture 1/2 colherzinha de bicarbonato de sódio com uma porção de água.

* Se acrescentar uma pequena quantidade de bicarbonato de sódio à dose habitual do seu champô, conseguirá um cabelo mais limpo e mais solto. Esta mistura também serve para lavar pentes e escovas.

* Pode preparar um esfoliante natural para o rosto ou corpo, misturando 3 partes de bicarbonato de sódio com 1 parte de sumo de limão.

* Para relaxar os pés cansados e doridos, dissolva 3 colheres de bicarbonato de sódio num recipiente com água morna. Introduza os pés e esfregue-os suavemente.

* Para retirar mais facilmente uma pequena farpa na pele, acrescente 1 colher de bicarbonato de sódio a um copo pequeno de água e mergulhe a área afetada 2 vezes por dia. Muitas farpas sairão depois de alguns dias com este tratamento.

* O bicarbonato de sódio e o vinagre de maçã, acrescentados à água da banheira, fazem um maravilhoso banho tipo Spa para eliminar dores e impurezas da pele. Com a vantagem adicional de deixarem a banheira limpinha e a reluzir.

* Para limpar e suavizar umas mãos muito sujas, prepare uma pasta com 3 partes de bicarbonato de sódio e 1 parte de água. Esfregue as mõs e depois enxagúe.

* Polvilhe bicarbonato de sódio nos seus sapatos para uma desodorização natural.

* Para uma limpeza mais profunda, acrescente uma pitada de bicarbonato de sódio à água com que lava as frutas e verduras.

Do bendito, só um pouquito!

Como todo o excesso é prejudicial, veja quais são as precauções que deve tomar em relação à ingestão de bicarbonato de sódio, para evitar riscos para a sua saúde.

- A ingestão diária de bicarbonato de sódio pode causar transtornos gastrointestinais, como náuseas, vómitos e diarreias.

- O uso prolongado do bicarbonato de sódio pode causar desequilíbrios que causam debilidade muscular e podem afetar o sistema imunológico.

- O uso demasiado frequente do bicarbonato de sódio pode aumentar a pressão arterial, que aumenta o risco de doença cardíaca.

- Gestantes e crianças com menos de 12 anos devem abster-se de ingerir bicarbonato de sódio.

Sabe como funciona o seu relógio biológico?

$
0
0
Supõe-se que todos nós humanos nascemos com um relógio biológico que nos diz a que hora devemos dormir, acordar, comer, etc. Relógio biológico este entendido como aquele que marca as nossas atividades diárias e não como aquele que marca quando devemos ter um filho. No entanto, à medida que o tempo passa e dependendo das rotinas, nós pessoas tendemos a modificar os nossos horários. Ora, isto pode causar alguma confusão e esgotamento no corpo, pois podemos estar a obrigá-lo a fazer algo que não deveria estar a fazer. 

A BBC, em colaboração com professores de diferentes instituições como a Universidade de Oxford, a Universidade de Manchester, a Universidade de Cambridge e a Harvard Medical School, realizou uma animação onde nos explica o que faz naturalmente o nosso corpo a diferentes horas do dia. Veja.

00:00 às 2:59 - O corpo entra em repouso.


No corpo começam a processar-se uma série de mudanças que indicam que é hora de descansar. Há um incremento hormonal, libera-se melatonina e o cérebro começa a purificar-se das toxinas geradas durante um dia de muito pensar. Os níveis de atenção são mínimos, o que aumenta o risco de acidentes laborais durante os turnos da noite.

3:00 às 5:59 - Corpo dormido.


Enquanto está dormido, a temperatura corporal começa a descer, pois o corpo está a usar essa energia para realizar a regeneração da pele, entre outras coisas. Os níveis de melatonina mantêm-se altos, mas vão baixando à medida que se aproxima o amanhecer. Durante este período são frequentes os ataques de asma e a maioria dos partos naturais.

6:00 às 8:59 - Toca a acordar!


É uma hora boa para acordar. O corpo põe-se em movimento e interrompe a produção da hormona do sono, a melatonina. No entanto, esta é uma péssima hora para fazer exercício, pois neste momento do dia é quando o coração está mais vulnerável. Os vasos sanguíneos são menos flexíveis e o sangue mais espesso, o que faz que a pressão arterial esteja ao máximo e aumente o risco de paragem cardíaca.

9:00 às 11: 59 - A todo o vapor!


É o momento mais produtivo do dia. A maioria das pessoas já se encontra no trabalho e a hormona do stress, cortisol, alcança o seu máximo nível para nos dar maior lucidez mental, capacidade para resolver problemas e aumentar a nossa atenção. Este é também o melhor momento para a memória a curto prazo.

12:00 às 14:59 - A sesta biológica.


Após o almoço, há um estimulo da atividade gástrica, chegando o momento da chamada "sesta biológica". Neste período diminui o nosso nível de alerta e chega a sonolência. Não se recomenda beber álcool nem manobrar, já que a esta hora há um considerável aumento no número de mortos por acidentes de trânsito, especialmente pessoas com mais idade.

15:00 às 17:59 - A hora do exercício.


A temperatura corporal aumenta ao final da tarde, é portanto uma forma natural de aquecer. O coração e os pulmões estão no máximo do seu funcionamento e os músculos estão 6% mais fortes que no seu ponto mais baixo. Algumas pessoas até procuram aproveitar este "momento atlético" para aumentar as suas possibilidades de bater recordes desportivos mundiais.

18:00 às 20:59 - Hora de jantar.


Se costuma jantar, é melhor que não o faça demasiado tarde e que não ingira refeições muito pesadas. É que o corpo muda a forma como processa a comida á medida que se aproxima a noite. As refeições copiosas durante a noite podem aumentar o risco de obesidade e diabetes. No caso de lhe apetecer beber, a esta hora o fígado metabolizará melhor o álcool. A esta hora também o pensamento intuitivo melhora.

21:00 às 23:59 - Hora de dormir.


Aproxima-se a hora de dormir e a glândula pineal no cérebro começa a liberar melatonina para ajudar a ir para a cama. A temperatura corporal começa a baixar e o relógio biológico avisa que é hora de ir à cama. Este momento chega primeiro às pessoas madrugadoras e mais tarde às pessoas noturnas.

Fonte: BBC Mundo

A dieta do ananás e do atum

$
0
0
Esta é uma dieta muito simples e popular, que se baseia nas propriedades diuréticas do ananás e nas proteínas de alta qualidade do atum para baixar de peso.
O atum é um peixe azul que se destaca pelo seu elevado conteúdo em proteínas, ácido linoleico, ácidos gordos Ómega 3 e Ómega 6 e pelo seu baixo teor de gorduras e de calorias. Por isso é usado em muitas dietas para emagrecer e também para baixar o colesterol. O atum também fornece uma quantidade importante de vitaminas e de cálcio.
O outro alimento protagonista desta dieta é o ananás, uma fruta diurética habitualmente utilizada em dietas desintoxicantes devido às suas capacidades para eliminar toxinas do organismo.

A dieta do ananás e do atum começou por ser popular na Venezuela e depois espalhou-se pelo mundo. Literalmente. E sabe porque foi assim? Pense: de onde é que vêm as Misses? Da Venezuela, frequentemente. E sabe qual é a dieta preferida das Misses para conseguirem aqueles corpos perfeitos? A dieta do ananás e do atum, pois claro. 
As mulheres que já experimentaram esta dieta afirmam que ela é infalível: se se aplicar, também você obterá bons resultados.

O menu típico desta dieta é o mesmo para todos os dias e não é muito criativo, mas o sacrifício vale a pena.

Dieta do ananás e do atum


Pequeno-almoço

2 rodelas de ananás, 1 fatia de pão integral torrado, café negro.

Lanche do meio da manhã

1 iogurte de ananás (magro e sem açúcar).

Almoço

1 lata de atum em água, 2 rodelas de ananás.

Lanche da tarde

1 sumo de ananás (natural e sem açúcar).


Jantar

1 lata de atum em água, salada de alface temperada com sumo de limão, 2 rodelas de ananás.

Repita durante 7 dias.

Nota bem: esta não é a dieta mais equilibrada do mundo e é até um pouco aborrecida, pelo que não é aconselhável fazê-la por um período superior a 7 dias.

Antes de iniciar qualquer dieta consulte a opinião do seu médico de família.

10 remédios caseiros para curar as picadas de mosquitos

$
0
0
Uma das piores coisas do verão são as picadas dos mosquitos. Há pessoas (como eu mesma) que são, literalmente, crivadas de picadas por estes insetos.
As zonas calorosas e húmidas são as preferidas dos mosquitos, mas eles estão por toda a parte.

Geralmente, é a fêmea do mosquito que pica, pois esta precisa de se alimentar de sangue para obter os nutrientes necessários para que os seus ovos sejam férteis. Os mosquitos dispoêm de uma trompa longa e fina, parecida a uma pequena agulha, chamada probóscide, que lhes permite perfurar a nossa pele (daí a picada e a irritação) para sugar o nosso sangue.

Os sintomas de uma picada de mosquito são fáceis de reconhecer: avermelhamento da pele, inchação e prurido (comichão, ardor). 
Na maioria dos casos, as picadas de mosquitos aliviam-se e curam-se facilmente em casa. O mais habitual é utilizar frio local (durante 10 minutos e repetir se necessário) para aliviar o ardor. Mas existem muitos outros truques caseiros que pode usar para obter alivio imediato. Veja.


1 - Esfregue o local da picada com o interior da casca de uma banana.


2 - Também pode esfregar o local com uma rodela de limão para obter alivio.


3 - Aplique em cima da picada um pouco de vinagre de sidra.


4 - Humedeça uma barra de sabão, esfregue no local e deixe secar. Vai ver como este remédio é milagrosamente eficaz.


5 - Esmague um pedaço de aspirina, humedeça com uma gotinha de água e aplique no local. É um santo remédio.


6 - Humedeça uma saqueta de chá (pode ser uma já usada) e aplique-a no local que foi picado.


7 - Um raminho de salsa fresca, esmagada, também serve para obter alivio.


8 - O bicarbonato de sódio é bom para tudo. Faça uma papinha com um pouco de bicarbonato de sódio e água e aplique. Alivia e cura.


9 - O sal humedecido também é um remédio válido neste caso.


10 - A cebola está sempre á mão e serve para mais do que apenas para fazer refogados. Aplique uma rodela de cebola crua na zona picada e vai ver como é mão de santo.

Prevenir é o melhor remédio

O que é que pode fazer para evitar os mosquitos?

- Se está no campo, evite a presença de mosquitos durante a noite, fechando as janelas de casa. Se não quer fechar as janelas, use redes mosquiteiras nas mesmas. Também são muito eficazes.

- Aplique repelente de insetos na pele, sobretudo nas áreas que estão expostas. Ou então, use calças e blusas de mangas compridas.

- Se gosta de se sentar ao ar livre, acenda velas de citronela para evitar os mosquitos. Mas para que estas velas sejam eficazes, tem que estar sentada relativamente perto delas. 

Tiny Tea teatox: o chá barriga lisa emagrece de verdade?

$
0
0
Eu ainda não me atrevi a experimentar, mas não se fala noutra coisa. O Tiny Tea é a bebida do momento. Segundo algumas opiniões, este chá tem propriedades emagrecedoras e os resultados são visíveis logo após 14 dias. Será? Mas afinal, o que é isto do Tiny Tea teatox? Explico-lhe.

Uma barriga lisa e um corpo de dar inveja é a obsessão número um de todas nós. Para quê negar. Passamos o ano a fazer todo o tipo de malabarismos para o conseguir. E a maior parte das vezes, infelizmente, sem resultados satisfatórios. Então, quando nos chega a notícia de que uns simples saquinhos de chá nos podem proporcionar essa barriguinha maravilhosa e esse corpo de vertigem em menos de 1 mês, não hesitamos. Aguçamos todos os nossos sentidos e corremos atrás. É o que está a acontecer com o Tiny Tea. Tornou-se o novo melhor amigo das mulheres do mundo inteiro.

Chen Pi, Shan Za, Oolong Tea, Ju Hua, Wu Wei Zi...são as plantas que compõem esta poção mágica. Utilizadas desde sempre na medicina tradicional chinesa, elas têm, supostamente, um efeito emagrecedor, desintoxicante e anti-inchaço. E ainda embelezam a pele. Que mais se lhe pode pedir a um simples saquinho de chá?!

Como se toma o Tiny Tea?

O modo de emprego é muito simples: bebe-se uma infusão 30 minutos antes de cada uma das refeições principais (manhã, meio dia e noite), durante um período de 14 dias. E pronto. Eis-nos com um ventre plano e uma pele perfeita. Eu também quero!

O Tiny Tea tem um sabor forte. Por isso, se não é amante, pode acrescentar-lhe uma rodela de limão. Diz quem já provou que é o quanto basta para o tornar numa bebida mais agradável. Mas não lhe junte açúcar. Afinal trata-se de emagrecer e desintoxicar. Não vai querer acrescentar calorias, não é?!


O Tiny Tea vem em caixas de 42 saquetas, as saquetas exatas para os 14 dias de tratamento. A caixa fornece todas as instruções necessárias.

A opinião dos nutricionistas


Segundo alguns nutricionistas, o Tiny Tea tem apenas um efeito placebo. É sabido que quando ingerimos uma bebida quente atenuamos a fome. Por isso, não é de estranhar que emagreçamos se bebermos um chá quentinho antes de cada refeição, pois teremos menos apetite a seguir e logo comeremos menos. Então, beber o Tiny Tea ou outro chá qualquer terá os mesmos resultados. Mas numa coisa todos estão de acordo: o Tiny Tea é diurético e elimina rapidamente as toxinas do organismo. Só por isto já vele a pena, digo eu. Seja como for, apenas placebo ou nem tanto, o certo é que o Tiny Tea revolucionou o modo das mulheres fazerem dieta.

Remédios caseiros contra a sinusite

$
0
0
Tem o nariz entupido, dor de cabeça e sensação de pressão nos olhos? Atenção! Isso pode ser sinusite.

A sinusite geralmente começa com um resfriado comum e é originada pelo acúmulo de muco no nariz e na face. Os principais sinais da doença são dor de cabeça e na testa, pontos de inchaço no rosto, dificuldade de abrir os olhos e congestionamento das vias respiratórias.

Acabe já com a sensação de "cabeça pesada".

O tratamento natural da sinusite ajuda a eliminar o muco, proporcionando alivio e bem-estar.


Para inalar

Ingredientes

1 colher (de sopa) de alecrim
1 cebola fatiada
1 pitada de sal grosso
1 l de água

Preparação

Ferva os ingredientes na água durante 5 minutos. Despeje a mistura numa bacia.

Utilização

Com uma toalha na cabeça, comece a inalar o vapor que se desprende da bacia, tomando cuidado para não se queimar. Faça-o durante 10 minutos.

Para beber

Hortelã, água de coco e espinafres

Ingredientes

1 colher (de sopa) de folhas frescas de hortelã
1 chávena de água fervente
1 chávena de água de coco
1 colher (de sopa) de folhas de espinafres

Preparação

Infunda a hortelã na agua fervente, até que a água arrefeça. Coe e despeje no liquidificador. Acrescente a água de coco e os espinafres e bata até ficar homogéneo. Adoce com mel. 

Utilização

Tome a bebida, em duas vezes.

Gengibre, limão e mel

Ingredientes

1 colher (de chá) de raiz de gengibre ralada
1 chávena (de chá) de água fervente
Sumo de 1/2 limão
1 colher de mel

Preparação

Infunda o gengibre na água até que esta arrefeça. Coe e acrescente o sumo de limão e o mel.

Utilização

Beba em seguida.

Soro fisiológico

O soro fisiológico ajuda a eliminar as secreções, colocando fora as bactérias e os vírus e deixando as narinas livres para respirar. Pode pingar gotas de soro fisiológico nas suas narinas várias vezes por dia.

Conselhos:

*Consulte o seu médico para que ele lhe receite um tratamento eficaz contra a sinusite.

*Evite os ambientes muito pesados, que dificultam a respiração.

A farmácia de Deus: alimentos que se parecem a orgãos do nosso corpo!

$
0
0
Primeiro, Deus separou a água salgada da água doce, fez a terra seca, plantou um jardim, fez os animais e os peixes...fez todas estas coisas maravilhosas antes de criar o ser humano. Quando surgimos, já Deus havia criado todos os vegetais, frutas e sementes necessárias à nossa saúde. E teve a amabilidade de fazer os alimentos semelhantes aos nossos órgãos vitais, para nos facilitar a escolha daquilo que é mais adequado.

Dizem que a melhor medicina é a medicina de Deus. Cada uma das seguintes frutas e vegetais tem diferentes formas e parece-se a órgãos e partes do corpo humano. Nesta nota os seus benefícios.


Uma fatia de cenoura parece um olho humano. A púpila, íris e linhas radiais em volta parecem-se exatamente com o olho humano. E, sim, a ciência mostrou que a cenoura possui componentes que ajudam a ter boa visão noturna.


Um tomate tem quatro câmaras e é vermelho. O coração tem quatro câmaras e é vermelho. E a investigação mostrou que o tomate é verdadeiramente um alimento que faz bem ao coração e ao sangue.


Um cacho de uvas tem a forma de um coração. Cada uva é parecida com uma célula do sangue. E hoje sabe-se que as uvas são um alimento vitalizador para o coração e o sangue.


Uma noz parece um pequeno cérebro, com um hemisfério direito e um hemisfério esquerdo. Até as rugas e folhos de uma noz se parecem ao neocórtex. Sabe-se agora que as nozes ajudam a desenvolver mais de três dúzias de neurotransmissores para o funcionamento do cérebro. E que são fonte excelente de Ómega 3 e Ómega 6, tão necessários para o bom funcionamento cerebral.


O feijãoé parecidissimo com o rim humano e ajuda a curar e a manter a função renal.


O aipoé semelhante ao osso. E sabemos hoje que este alimento contribui especificamente para a resistência óssea. Os ossos são 23% de sódio e este alimento tem 23% de sódio. Se a sua dieta não tiver sódio suficiente, o seu corpo encarrega-se de o extrair dos ossos, deixando-os fracos. Este alimento ajuda a satisfazer as necessidades do seu esqueleto.


Abacate, beringela e pêras ajudam a saúde e funcionamento do útero e colo do útero - elas têm a mesma aparência destes órgãos. Hoje sabe-se que as mulheres que consomem abacate regularmente têm as hormonas equilibradas, eliminam peso pós-parto mais facilmente e previnem o câncer cervical. Demora exatamente 9 meses desde o florescimento à maturação do fruto do abacate!


Os figos estão cheios de sementes e estão pendurados aos pares enquanto crescem. Os figos aumentam a mobilidade do esperma e a contagem dos espermatozóides, impedindo a infertilidade masculina.


A batata doceé parecida ao pâncreas e de facto regula o índice glicémico dos diabéticos.


As azeitonas ajudam a saúde e bom funcionamento dos ovários.


Laranjas, toranjas e outros cítricos assemelham-se a glândulas mamárias e contribuem para a saúde dos seios femininos.


A cebolaé semelhante às células do corpo. E com efeito a cebola ajuda a limpar os resíduos das células. Até produz lágrimas que lavam os olhos. Também o alhoé um bom aliado que ajuda a eliminar materiais perigosos para o organismo.

Nutrição: as vitaminas que o corpo necessita

$
0
0
As vitaminas são substâncias orgânicas que o nosso organismo não consegue produzir. E é muito importante que consumamos porções de vitaminas na nossa dieta diária porque delas depende, mais do que se imagina, a nossa boa saúde. E também uma grande parte da beleza da nossa pele, cabelo... Veja como consegui-las facilmente através dos alimentos.

As vitaminas dividem-se em dois grupos:

Vitaminas lipossolúveis: este grupo é constituído pelas vitaminas A, F, E, D e K. Estas vitaminas dissolvem-se na gordura e é recomendável que se consumam em pequenas quantidades, já que se armazenam no fígado e tecidos gordos.

Vitaminas hidrossolúveis: este grupo é constituído pelas vitaminas C, B1, B2, B3, B5, B6 e B12. Estas vitaminas dissolvem-se na água e o nosso corpo elimina-as todos os dias através da urina. Por isso, é recomendável que se consumam diariamente.


Vitamina A (lipossolúvel)
800-1000 MCG. por dia
Fontes: cenoura, lácteos, tomate, cebola, grão de bico, verduras de folha verde, atum, etc.
Função: cuida da pele e da visão.
Excesso: altera os ossos e provoca hemorragias.
Carência: secura da pele e dos olhos.
Quem deve tomar mais: pessoas com problemas dos olhos, doenças respiratórias ou com problemas de pele.

Vitamina F (lipossolúvel)
10 G. por dia
Fontes: nozes, margarina, azeite, sardinha, badejo e cereais.
Função: transporta o oxigénio através do sangue, regula a coagulação e nutre as células.
Excesso: provoca obesidade.
Carência: pode aumentar o colesterol.
Quem deve tomar mais: mulheres grávidas e a amamentar e pessoas idosas.

Vitamina E (lipossolúvel)
8-10 MCG. por dia
Fontes: espargos, azeite, margarina, nozes, tomate, cebola, coelho, banana, cenouras, verduras.
Função:é antioxidante e protege dos radicais livres.
Excesso: produz transtornos no metabolismo.
Carência: causa anemia.
Quem deve tomar mais: pessoas com problemas de infertilidade e mulheres com repetidos abortos espontâneos.

Vitamina D (lipossolúvel)
5-10 MCG. por dia
Fontes: cogumelos, margarina, produtos lácteos, atum e ovos. O sol faz com que a pele a produza.
Função:é essencial para absorver o cálcio e o fósforo.
Excesso: o organismo elimina a que sobra, desde que não ultrapasse 10 vezes a quantidade diária recomendada.
Carência: descalcificação óssea e cárie.
Quem deve tomar mais: as crianças e pessoas que vivem em lugares com pouco sol.

Vitamina K (lipossolúvel)
80 MCG. por dia
Fontes: cereais, pão integral e verduras. Também está na flora intestinal.
Função: anti-hemorrágica, é necessária para que o sangue coagule.
Excesso: não produz problemas visíveis no organismo.
Carência: provoca hemorragias no aparelho digestivo, no aparelho genito-urinário ou no nariz.
Quem deve tomar mais: pessoas com problemas na flora intestinal, para compensar a que o seu organismo não gera.

Vitamina C (hidrossolúvel)
50-60 MG. por dia
Fontes: kiwi, cítricos, pimento vermelho, salsa, couves de Bruxelas, espinafres, couve flor, tomate. É muito sensível à luz e ao calor.
Função: transporta oxigénio e hidrogénio a todo o organismo. Intervém na assimilação do ácido fólico, ferro e vários aminoácidos. Trava a oxidação.
Carência: cansaço, esgotamento, irritação.
Quem deve tomar mais: grávidas, fumadores e pessoas submetidas a muito stress.

Vitamina B1 (hidrossolúvel)
1100-1500 MCG. por dia
Fontes: sobretudo cereais e grãos integrais. Também couves de Bruxelas, ovos, nozes, vitela, coelho, lácteos, tomate, leguminosas, laranja, ananás, lulas, banana.
Função: desintegra os hidratos.
Carência: transtornos cardíacos.
Quem deve tomar mais: fumadores e pessoas que consomem muitos açucares e doces.

Vitamina B2 (hidrossolúvel)
1300-1800 MCG. por dia
Fontes: tomate, lácteos, laranja, lulas, repolho, nozes, coelho, porco, ervilhas, banana, couves de Bruxelas, cogumelos, ovos, lentilhas, cereais, pão integral.
Função: ajuda a eliminar toxinas e participa no desenvolvimento do embrião.
Carência: lesões nas mucosas.
Quem deve tomar mais: os alcoólicos e os vegetarianos estritos.

Vitamina B3 (hidrossolúvel)
15-20 MG. por dia
Fontes: cereais, fígado de vitela, pão integral, ovos, leite, laranja, milho, nozes, grão de bico, carne de porco, badejo, couves e cenouras.
Função: essencial para o metabolismo de gorduras, hidratos de carbono e proteínas.
Carência: pode causar demência.
Quem deve tomar mais: os que não consomem suficientes proteínas (carne, peixe, soja, leguminosas...).

Vitamina B5 (hidrossolúvel)
50-500 MG. por dia
Fontes: vísceras, gema de ovo, levedura de cerveja e cereais. Também na laranja, ovo, cereais integrais, salmão.
Função: atua como uma coenzima, isto é, ajuda a libertar a energia que há nas gorduras, carbohidratos e proteínas.
Carência: apatia, falta de atenção, baixa energia e alergias.
Quem deve tomar mais: quem precisa de cicatrizar alguma ferida, pessoas operadas.

Vitamina B6 (hidrossolúvel)
1600-2000 MCG. por dia
Fontes: bananas, sardinhas, lentilhas, grão de bico, nozes, atum, vitela, porco, tomate, pão integral, laranja, ananás, ovo, couves de Bruxelas.
Função: metabolizar as proteínas.
Carência: úlceras na boca e na língua. Irritabilidade e depressão.
Quem deve tomar mais: pessoas que precisam de regenerar o tecido nervoso. Também as que estão submetidas a radio terapia, já que diminui o mal estar próprio do tratamento.

Vitamina B12 (hidrossolúvel)
1-2,6 MCG. por dia
Fontes: badejo, leite e lácteos, ovos, carne de vitela e porco. Armazena-se no fígado.
Função:é necessária para a formação de glóbulos vermelhos, regeneração de tecidos e crescimento.
Carência: se não ingere a suficiente ou a sua flora intestinal não a produz, pode padecer ciática e lombalgia.
Quem deve tomar mais: consumidores de álcool, grávidas e mulheres a amamentar.


Limão, melão e mel
(para depurar e emagrecer)

Ingredientes

1 fatia de melão (sem casca)
1/2 copo de água
1 colherzinha de mel
1/2 limão (sumo)

Preparação

Bater o melão no liquidificador juntamente com a água. Acrescentar o mel e o sumo de limão e mexer.

Utilização

Beba em seguida.


Pêra, laranja e maçã
(um bom laxante)

Ingredientes

1 maçã
1/2 pêra
150 g. de ananás
1 limão
1 laranja
Baunilha

Preparação

Pelar e cortar a maçã, a pêra e o ananás. Centrifugar e recolher o sumo. Espremer o limão e a laranja e juntar ao sumo já obtido. Misturar.

Utilização

Servir com gelo e polvilhado com uma pitada de baunilha em pó.  

Como evitar corar (pôr-se vermelha) - remédios caseiros

$
0
0
Corar com frequência é muito incómodo e até vergonhoso. É normal ficarmos ruborizadas quando estamos excitadas, irritadas ou intimidadas por alguma coisa, porque nestes momentos o sangue aflui ao rosto com mais ímpeto e este fica corado. Porém, quando alguém cora por qualquer coisa e a sua cara fica vermelha apenas por falar ou fazer algo, isto, apesar de não ser uma doença grave, é algo desconcertante e que faz sofrer bastante. 
Corar sem motivo aparente não é pois uma doença mortal, certo, mas pode causar efeitos não positivos na personalidade e no caráter da pessoa a quem acontece, como:

- pode fomentar um caráter inseguro e pouco participativo;

- causa desespero;

- provoca stress por querer controlar a situação a todo o custo e não o poder fazer.


Mas porque é que ficamos vermelhas (coramos)?

Corar pode ter muitas causas, mas uma das principais é sem dúvida o estado emocional da pessoa. Quem cora com frequência e por qualquer coisa pode:

- ter medo de não corresponder às expectativas dos outros e da sociedade;

- tender a tomar os comentários e "olhares" de forma muito pessoal e a dar-lhes uma interpretação muito sua e na qual sai sempre a perder. Ou seja, sente-se uma pessoa alvo de criticas, rejeição e desvalorização constantes, mesmo que na realidade não seja bem assim;

- não gostar de chamar nem ser o centro das atenções (problema de insegurança);

- ter um elevado sentido da perfeição em relação à sua imagem e a como se deve ser e comportar.

Qual é a causa biológica de ficar vermelho (corar)?

O sistema nervoso divide-se em dois: o sistema nervoso relacionado com as ações voluntárias e o sistema nervoso autónomo, que atua independentemente da vontade, e que por sua vez se divide em dois: sistema simpático e sistema parasimpático. As pessoas que coram com frequência e por "qualquer coisa" têm um sistema simpático hipersensível, isto é, que se ativa por estímulos mínimos.

O que pode fazer em casa para remediar a situação?

Relaxe. A tensão faz com que o fluxo de sangue ao seu rosto se incremente. Por isso, relaxe. No momento em que sentir que vai corar, relaxe todos os seus músculos. Não poderá impedir totalmente o processo, mas pode impedir que o seu rosto acabe tão vermelho como um tomate bem maduro. Pratique colocando-se á frente de um espelho e pensando em algo que a faça corar e relaxando depois os ombros para interromper o avermelhamento da sua pele. Isto fará com que veja que será capaz de lidar com o problema numa situação real.

Não tenha vergonha. Se tentar esconder ou negar o facto de que cora com facilidade, isto só fará com que ocorra com mais frequência. Quando estiver a falar, dançar ou em qualquer outra situação, não se intimide e continue com o que está a fazer, deixando que as coisas fluam normalmente. Diga a si mesma: "Estou a corar e então?! Grande coisa! Sou fantástica apesar de tudo". Esta atitude é essencial para que se sinta cómoda e experimente rubores intensos cada vez com menos frequência.

Jogue. Desafie-se a si mesma a ver quão vermelho consegue pôr o seu rosto. Tal como sucede na psicologia inversa, isto ajudará a reduzir a facilidade e a frequência com que cora.

Banhe os braços. Introduza lentamente ambos os braços em água fria, até que o nível alcance metade do braço. Deixe-se ficar 20 segundos, retire os braços, sacuda-os com energia e repita outra vez. Este banho frio de braços tem ação sedante sobre um pulso demasiado rápido e sobre um coração hiperexcitado, e por isso é recomendável para os transtornos nervosos.

Lave o rosto. Lave o rosto com água fresca e aplique uma camada leve de hidratante facial sem óleo. Isto ajudará a reduzir a temperatura da sua cara e a combater a irritação que se produz quando a pele fica vermelha.


Faça um sumo. Lave, pele e corte 1 cenoura, 1 talo de aipo e 2 espargos. Passe tudo pela centrifugadora e recolha o sumo. Beba em seguida. Este sumo é considerado um grande sedativo dos nervos que provocam timidez.


Beba um chá. Deite 2 colherzinhas de flores de tília numa chávena de água a ferver. Tape, deixe arrefecer e coe. Beba uma chávena deste chá antes de assistir a algum evento social onde preveja que vai sentir timidez.

Remédio de emergência: se numa situação qualquer se sentir muito corada, desculpe-se e dirija-se à casa de banho. Aí, molhe uma toalha em água fria, torça e coloque-a no seu rosto. Vai ver como arrefece instantaneamente e a vermelhidão desaparece. Aproximar o rosto do ar condicionado (frio) durante uns instantes também pode resultar bem.

Bruxismo (ranger os dentes) - como tratar com remédios caseiros

$
0
0
O bruxismo é o hábito de ranger ou apertar fortemente os dentes, geralmente durante o sono. Esta ação provoca desgaste nos dentes, dores de cabeça e também incómodos no pescoço e nas costas.
A origem deste comportamento parece ser a carga de tensão que a pessoa acumula durante o dia. Se quer evitar as desagradáveis consequências do bruxismo, siga os conselhos abaixo.

Procure manter os dentes separados. Antes de se deitar para dormir, faça exercícios de relaxamento massajando suavemente o rosto e procurando manter os dentes separados, quer dizer, mantendo a boca entreaberta. Assim, toda a cavidade bucal ficará relaxada.

Esgote as suas mandíbulas. Antes de se deitar, canse ao máximo as suas mandíbulas mastigando alimentos fibrosos (maçã, cenoura, etc.). Assim, ajudará a eliminar a tensão gerada durante o dia.

Procure relaxar. Os banhos de imersão, a ingestão de bebidas tranquilizantes (chá de tília, de valeriana, leite morno), a prática de técnicas de relaxamento e a redução do consumo de café, tabaco e álcool são bons conselhos que pode pôr em prática para produzir uma distensão geral que ajude a solucionar o problema do bruxismo.


Chá de tília

Ingredientes

2 colherzinhas de flores de tília
1 chávena de água

Preparação

Ferva a tília na água durante 5 minutos. Retire do lume, deixe amornar e coe.

Utilização

Beba antes de se deitar. Este remédio ajuda a combater os estados de tensão que muitas vezes são os causadores do bruxismo.


Chá de valeriana

Ingredientes

1 colher (de café) de valeriana
1 chávena de água a ferver

Preparação

Infunda a valeriana na água a ferver durante 10 minutos (para obter uma dose eficaz de substâncias ativas). Coe.

Utilização

Beba uma chávena por dia, de preferência à noite, para auxiliar o sono. Devido às suas propriedades sedantes e efeitos relaxantes na musculatura, a infusão desta planta ajuda a relaxar e a evitar o bruxismo. Faça este tratamento durante 1 mês.

Recorra ao calor. Aplique calor nas mandíbulas com uma toalhinha humedecida em água quente. O calor relaxará os músculos tensores das mandíbulas. Este é um remédio simples e muito eficaz que poderá experimentar pôr em prática antes de se deitar.

Curar a diabetes tipo 2 em 25 dias! Naturalmente!

$
0
0
A diabetes tipo 2, também chamada diabetes não insulinodependente ou diabetes do adulto, corresponde a 90% dos casos de diabetes. Ocorre geralmente em pessoas obesas e com mais de 40 anos de idade, embora atualmente se verifique também cada vez com mais frequência entre os jovens - por causa dos maus hábitos alimentares, da vida sedentária e do stress da vida urbana. Neste tipo de diabetes temos a presença de insulina, mas a sua ação é dificultada pela obesidade, o que é conhecido como resistência insulínica, uma das causas da hiperglicemia (excesso de glicose (açúcar) no sangue).
Por ser pouco sintomática, esta diabetes às vezes permanece muitos anos por diagnosticar e por tratar, o que favorece prejuízos no coração e no cérebro.

Principais fatores de risco para o desenvolvimento da diabetes tipo 2

- Histórico familiar de diabetes tipo 2.
- Idade acima dos 45 anos.
- Falta de atividade física.
- Excesso de peso.
*Mulheres que desenvolveram diabetes durante a gravidez, têm mais possibilidades de vir a sofrer desta diabetes no futuro.

Principais sinais de alarme da diabetes tipo 2

- Muita sede e constantemente.
- Necessidade de urinar com frequência.
- Fome constante.
- Sensação de boca seca.
- Cansaço.
- Comichão no corpo, principalmente nos orgãos genitais.
- Visão turva.

Se tem um ou mais do que um destes sintomas, deve falar imediatamente com o seu médico.

Evidentemente, a diabetes tipo 2 é uma doença séria, que deve ser tratada e seguida pelo seu médico. Uma vez esclarecido isto, quero dizer-lhe que li numa conhecida revista de saúde natural chilena (acho), "El Guardián de la Salud", um artigo onde se diz que é possível curar esta doença em 25 dias e de forma totalmente natural, uma vez que a diabetes tipo 2 é causada pela alimentação e estilo de vida. Bom, eu não tenho a certeza que seja possível curar a diabetes em 25 dias; mas, como os conselhos me pareceram excelentes, partilho-os consigo. De qualquer modo, são sábios conselhos para garantir uma melhor saúde. Aqui ficam eles.


Dia 1: Detenha o consumo de todas as bebidas gasosas. O corpo humano não foi desenhado para as ingerir. Alguns diabéticos estão viciados neste tipo de bebidas e quando as deixam começam a ganhar saúde.

Dia 2: Dedique ao menos 45 minutos a praticar exercício suave (por exemplo, caminhar).

Dia 3: Detenha o consumo de farinha branca e dos produtos à base dela: pão branco, bolachas, tortas, bolos, snacks, etc. A farinha branca contém Alloxan, um solvente químico que é causa direta de diabetes em animais de laboratório.

Dia 4: Comece a consumir quantidades apropriadas de ácidos gordos essenciais, especialmente Ómega 3. Estes ácidos estão presentes no azeite extra virgem ou nas sardinhas. Também nas nozes, amêndoas, amendoim sem sal, cajú, etc. Mas não exagere; coma pequenas quantidades de cada vez.

Dia 5: Dedique novamente 45 minutos ao exercício suave, aumentando um pouco o ritmo. Trata-se de mudar o seu metabolismo, níveis de glicemia e resposta insulínica. Enquanto faz exercício, transforma a química do seu organismo.

Dia 6: Detenha todos os açucares adicionados, qualquer que seja o tipo: açúcar granulado, açúcar de cana, sacarose, xarope de milho, etc. Leia as etiquetas de informação nutricional das embalagens.

Dia 7: Comece a consumir grãos integrais: pão integral, arroz integral e cereais integrais de pequeno- almoço, etc.

Dia 8: Hoje pratique exercício durante 60 minutos. Quando lhe for possível, pratique exercício ao ar livre, para receber a luz do sol sobre a sua pele. Isto produzirá vitamina D, que ajudará a estabilizar os níveis de glicémia e a prevenir o avanço da diabetes.

Dia 9: Detenha o consumo de todos os adoçantes artificiais (sacarina, adoçantes líquidos, etc.). Comece a eliminar a sua ânsia fatal por tudo o que é doce.

Dia 10: Comece a consumir suplementos naturais com vitaminas e minerais. Inclua cálcio, magnésio, zinco, vitaminas do grupo B e, sobretudo, vitamina C e vitamina E em todas as suas formas naturais.

Dia 11: Comece a praticar algum tipo de exercício de resistência, Pilates por exemplo, uma vez por semana. Isto mudará o modo como o seu corpo utiliza o açúcar e aumentará a sensibilidade à insulina.

Dia 12: Faça deste dia o principio do fim da cafeína. A cafeína provoca desequilíbrios da glicémia. Comece hoje a diminuir o seu consumo. Complete a recuperação da adição à cafeína antes do dia 25. Mas faça-o lentamente, para evitar dores de cabeça.

Dia 13: Detenha o consumo dos óleos hidrogenados. Estes óleos aceleram o avanço da diabetes. Verifique as etiquetas das embalagens para ver se há presença de gorduras trans ou de óleos total ou parcialmente hidrogenados.

Dia 14: Comece a praticar o exercício escolhido a cada 3 dias. 

Dia 15: Comece a tomar fibra, como Psyllium, por exemplo. Aumentar o consumo de fibra reduzirá a velocidade de conversão dos carbohidratos da dieta em glucose sanguínea, o que ajudará a estabilizar os seus níveis. Também ajudará a limpar o seu intestino grosso.

Dia 16: Informe-se sobre o Índice Glicémico (IG). Saiba os valores de IG e evite produtos com índices elevados. Consuma sempre as frutas cruas e na sua forma original, não em sumos.

Dia 17: A partir de hoje, coma mais frutas e verduras cruas. Apesar das frutas conterem o seu próprio açúcar, os diabéticos podem consumi-las moderadamente. Os morangos e mirtilos são adequados. Quanto às verduras, coma-as cruas ou salteadas (não as cozinhe demasiado). Não coma verduras ou frutas enlatadas.

Dia 18: Comece a tomar Gymnema sylvestre. Provas clínicas mostraram que esta erva restaura a capacidade da insulina de produzir células beta no pâncreas. Aconselhe-se na sua ervanária.

Dia 19: Converta a água na sua única bebida.

Dia 20: Verifique: está a praticar exercício a cada 3 dias? Afastou-se da farinha branca, açúcar, bebidas gasosas e óleos hidrogenados? Está a ingerir fibra e ácidos gordos essenciais? Use este dia para verificar os seus progressos e para fazer qualquer correção que seja necessária.

Dia 21: Comece a tomar proteína natural (em ervanárias). Use o pó de proteína para preparar batidos.

Dia 22: Detenha o consumo de todos os fritos; danificam o seu pâncreas e fígado, piorando a diabetes.

Dia 23: Limite o consumo de gorduras saturadas de origem animal. As gorduras que se encontram nas carnes, queijos e lácteos causam estragos na diabetes. Comece a obter gorduras de fontes vegetais como abacate, nozes, azeite extra virgem, etc.

Dia 24: Conheça os grãos exóticos: experimente produtos feitos com trigo sarraceno. Ou então, experimente a quinoa, um grão integral excecional para diabéticos. Também o kamut, o miso, a aveia e a espelta.

Dia 25: Obtenha a opinião médica (estritamente obrigatório) da sua condição de saúde atual, já que se estão a produzir mudanças no seu organismo. O seu médico pode dizer-lhe até que está curado. Ou não. Seja como for, a opinião dele deve sempre prevalecer.

Síntese: claramente, apresentam-se-lhe duas opções. Pode continuar a fazer as coisas que sempre fez (a cometer os mesmos erros alimentares e de estilo de vida) ou pode provocar uma mudança na sua vida: se quer obter bons resultados, tem que fazer por isso.

Aviso: quem toma medicamentos nunca deve interromper a toma nem fazer nada sem primeiro consultar a opiniao do médico.

Remédios caseiros com figos

$
0
0
Estamos em plena época de figos, uma fruta biblica e deliciosa que eu adoro. Acho mesmo que é a minha fruta predileta. Acabei agora mesmo de apanhar 5 quilos de figos frescos e suculentos no quintal da minha sogra (e não estou a exagerar!).

Mas aprendamos um pouco mais sobre o figo.

O figo tem propriedades curativas muito benéficas para o nosso organismo. Ele atua como suavizante do aparelho respiratório e digestivo, é laxante e diurético e serve para combater períodos de fadiga física ou mental.
Na sua própria casa pode preparar diversos remédios à base de figos, para tratar algumas doenças da maneira mais natural e deliciosa. Cozidos em leite, os figos servem para curar as inflamações das gengivas e da garganta e para gargarejar. Se os secar, duram bastante tempo na sua despensa e pode aproveitar as suas maravilhosas propriedades comendo-os durante todo o ano.

Propriedades do figo: laxante, emoliente, refrescante, calmante, peitoral, anti-inflamatório, analgésico, adstringente, balsâmico, digestivo, bronquitico, cicatrizante, depurativo, estimulante, expetorante, purgante, alimentício, reconstituinte... Como pode ver, são muitas as virtudes do figo a favor da sua saúde.


Remédios caseiros com figos

Para a obstipação

Ingredientes

50 g de figos secos
Água q.b.

Preparação

À noite, ferva os figos num pouco de água durante cerca de 20 minutos. Deixe repousar durante toda a noite.

Utilização

Na manhã seguinte, em jejum, beba o líquido resultante da cozedura e coma os figos cozidos. Vai ver como este remédio faz efeito.

Para as verrugas

Ingredientes

Látex de figo

Utilização

Banhe as verrugas várias vezes por dia com látex de figo, de folha ou de ramo de figueira, até que amoleçam. Assim, conseguirá que as verrugas caiam sozinhas com a ajuda de banhos de água quente.

Para inflamações na boca e na garganta

Ingredientes

20 g de figos secos cortados em pedaços
1 colher de mel
Água q.b.

Preparação

Ferva os figos num pouco de água durante 15 minutos. Retire do lume e acrescente o mel. Mexa, coe e deixe arrefecer.

Utilização

Enxagúe a boca com o líquido resultante, várias vezes por dia. Para potenciar os efeitos benéficos deste remédio, é importante que o líquido esteja ainda quentinho (mas que não queime) quando o utilizar.

Para a bronquite

Ingredientes

750 ml de água
100 g de tâmaras (sem caroço)
100 g de figos secos (sem o rabinho)
100 g de passas de uva sem grainhas

Preparação

Ferva os frutos na água durante 30 minutos. Reduza a puré com a varinha mágica.

Utilização

Tome 3 colheres (de sopa) deste xarope natural por dia, para descongestionar e desinflamar os brônquios.

Contra o stress

Ingredientes

Polpa de 1 manga
Polpa de 1 maçã
Polpa de 1/2 papaia
2 figos frescos (sem o rabinho)

Preparação

Passe as frutas pela centrifugadora e recolha o sumo.

Utilização

Beba em seguida.

Contra o cansaço

Ingredientes

1 fatia de melancia (sem casca e sem sementes)
3 figos secos (sem o rabinho)
1/2 copo de água
1 colher de mel

Preparação

Bata a melancia e os figos com a água no liquidificador. Acrescente o mel e mexa bem.

Utilização

Tome esta bebida quando se sentir muito cansada, depois de um dia esgotante.

Para descongestionar o nariz

Ingredientes

1 colher (de sopa) de folhas de figueira cortadas
1 chávena de água a ferver

Preparação

Deite a água a ferver numa taça de vidro e acrescente as folhas de figueira.

Utilização

Aproxime o nariz (cuidado para não se queimar) e inale o vapor que se desprende. Atenção! Respire o vapor mas não ingira o líquido. Não é para beber.

Para aliviar golpes e contusões

Ingredientes

1 colher (de sopa) de folhas de figueira cortadas
1 chávena de água a ferver

Preparação

Infunda as folhas de figueira na água até que esta arrefeça. Coe.

Utilização

Lave as contusões com a água resultante, ainda quente. Este remédio favorece a circulação. Atenção! Não ingira o líquido. Não é para beber.


Como secar figos

Coloque os figos frescos uns ao lado dos outros num tabuleiro e deixe-os ao sol e ao ar durante o dia. Recolha o tabuleiro ao anoitecer e no dia seguinte repita a operação. Faça isto durante 5 a 7 dias, até que os figos estejam secos. A meio do tempo, vire os figos para que sequem por igual. Aqueça o forno a 170º durante 5 minutos. Coloque os figos já secos no tabuleiro do forno e introduza-os no forno aquecido durante exatamente 5 minutos. Isto serve para os acabar de secar totalmente. Retire os figos do forno e deixe-os arrefecer. Quando frios, polvilhe-os com um pouco de farinha sem fermento e guarde-os num saco de algodão ou de linho. Pronto. Terá figos secos para saborear durante muito tempo.

11 truques de beleza para fazer com uma colher!

$
0
0
Pensa que as colheres só servem para comer a sopa? Pois está redondamente enganada! A partir de agora, uma simples colher vai tornar-se numa das suas mais úteis ferramentas de beleza. Só tem que aprender a dar-lhe o uso correto.

1 - Acabe com as bolsas sob os olhos: meta duas colherzinhas de metal no congelador e quando estiverem bem frias (mas não congeladas, atenção à temperatura), tire-as e coloque-as sobre as bolsas, pressionando ligeiramente. Deslize-as do canto interno dos olhos para o canto externo. E adeus bolsas!


2 - Evite as manchas de rímel: aproveite a forma curva da colher e ponha-a debaixo dos olhos quando aplicar rímel para evitar que fiquem resíduos na pele. Este truque poupar-lhe-á muito tempo depois já que não terá que limpar manchinhas de sujidade após a aplicação.

3 - Dê forma às suas sobrancelhas: use a colher como guia para dar forma às suas sobrancelhas. Alinhe a parte curva da colher com a sua sobrancelha e obterá um depilado perfeito.

4 - Cure uma borbulha: se quer diminuir rapidamente o tamanho de uma borbulha, aplique o seguinte truque. Passe uma colher de metal pela torneira da água quente durante uns segundos, para a aquecer. Seque-a e coloque a parte posterior sobre a borbulha. Deixe-a ficar até que arrefeça.


5 - Crie um "cat eye" perfeito: guie-se com o cabo da colher para traçar uma linha direita da esquina da pálpebra para cima. Depois, com a parte curva da colher, desenhe o outro extremo da linha. Agora só tem que encher o desenho e traçar o resto da linha sobre as pestanas.


6 - Curve as suas pestanas: se não tem um curvador de pestanas ou tem receio de o usar, então uma colher é o seu instrumento ideal. Ponha-a no nascimento das pestanas, tome-as com o dedo e pressione ligeiramente, deslizando-as pela colher. Se quer que o efeito seja mais notório, aqueça primeiro ligeiramente a colher com o secador de cabelo.

7 - Crie o seu próprio lip gloss: numa colher, misture uma pequena quantidade de bálsamo para os lábios com uma pitada de restos de sombra de olhos ou de blush. Depois, use a ponta do dedo para aplicar a cor nos seus lábios.

8 - Nailart com efeito mármore: para criar este efeito, deixe cair algumas gotas de verniz de unhas numa colher (descartável) e depois faça o mesmo com um verniz de cor diferente. Misture ligeiramente os vernizes com um palito de dentes e depois ponha a unha sobre o esmalte , para que esta pegue o desenho que está na colher. Limpe os excessos e pronto.

9 - Minimize uma nódoa negra: uma colher fria pode minimizar a aparência de uma nódoa negra. Ponha uma colher bem fria sobre a nódoa assim que perceber que ela se vai formar. O frio fará com que o sangue não se acumule na área e, mesmo que a nódoa não desapareça totalmente, notar-se-á muito menos.

10 - Evite que o verniz se meta debaixo das unhas: antes de aplicar o verniz, segure uma colherzinha com a ponta da parte côncava debaixo das suas unhas. Assim o verniz ficará sobre a colher e não se entranhará na pele sob as suas unhas.

11- Empurre as suas cutículas: coloque as suas mãos dentro de água morna durante 15 segundos. Seque os dedos e, sem fazer muita força, use a ponta de uma colherzinha para empurrar as cutículas. 

Borbulhinhas nas pernas depois da depilação (com gillette)

$
0
0
O calor parece estar agora no seu auge e com certeza continua a usar os seus shorts e saias de verão. Mas para que o possa fazer sem passar vergonhas, é preciso que as suas pernas estejam perfeitas, lisinhas e suaves. Sem pêlos, mas também sem as borbulhinhas resultantes de uma depilação mal feita e apressada com a gillette. Para conseguir umas pernas assim, barbeadas e suaves, deixo-lhe aqui alguns conselhos preciosos que a ajudarão muito.

Evitar as borbulhinhas de depilação nas pernas:


Antes de passar a gillette:

* Use amaciador para o cabelo nas suas pernas, antes de raspar com a gillette. Dá um excelente resultado porque facilita o deslizar da lâmina e faz com que as pernas fiquem melhor barbeadas e suaves.

* Passe a gillette nas pernas sem pressas. Faça movimentos pequenos e não imprima força. Assim o resultado final é melhor e evita cortes desnecessários.

* Troque de gillette a cada 15 dias (ou a cada 8 dias se tem tendência para sofrer irritações).

* Se lhe costumam sair muitas borbulhinhas após a depilação com a gillette, da próxima vez, raspe-se no sentido do crescimento dos pêlos (de cima para baixo). Terá que fazer a depilação com mais frequência mas agredirá menos a sua pele.

Se já tem borbulhinhas resultantes da depilação nas pernas, aplique os seguintes truques:

* Molhe um algodão em vinagre de maçã e use-o para humedecer a pele das suas pernas. Deixe o produto atuar durante 10 minutos e enxagúe com água morna.

* Se tem borbulhinhas que lhe ardem muito, passe um pouquinho de vaselina no local antes de ir dormir. Obterá alivio e também hidratará e suavizará as suas pernas.

* Evite usar jeans muito apertados durante uns dias. Isto agrava o problema. Dê preferência às calças folgadas de linho ou de algodão. É melhor para as suas pernas.

* Para áreas um pouco irritadas, faça uma papinha com pó de talco e água de rosas, aplique sobre a pele afetada, deixe atuar durante 20 minutos e enxagúe com água morna. A pele curará em pouco tempo.
Viewing all 763 articles
Browse latest View live