Uma de cada três pessoas com mais de 45 anos tem varizes, sinal inequívoco de que a circulação de retorno, a que vai de volta ao coração desde as extremidades, não funciona adequadamente. O sangue, incapaz de vencer a força da gravidade, acaba estancando, o que provoca a dilatação das veias mais superficiais e a aparição de varizes.
Principais causas do surgimento das varizes:
- Predisposição genética.
- Mudanças hormonais (gravidez, anticoncepcionais, menopausa, etc.).
- Sedentarismo.
- Excesso de peso.
- Alimentação rica em gorduras animais.
- Passar muitas horas de pé ou sentado.
- Obstipação.
- Sapatos de salto alto e roupa justa.
Prepare infusões com casca de limão
A parte branca da casca do limão contém substâncias que ativam a circulação sanguínea e reduzem a permeabilidade das paredes das veias, diminuindo assim o risco de varizes. Aproveite estas virtudes acrescentando casca de cítricos às suas infusões ou infundindo a casca de 1 limão em 1/2 litro de água.
Castanheiro-da-índia, o remédio por excelência
Misture castanheiro-da-índia e casca de laranja em partes iguais e quando notar as varizes mais dilatadas e as pernas pesadas coza 20 g da mistura em 1/2 litro de água durante 5 minutos. Deixe arrefecer e coe. Humedeça várias compressas na água do cozimento e aplique-as sobre a zona afetada. Alivio garantido!
Aviso! Uso externo exclusivo.
Massaje as pernas com óleo essencial de cipreste
O óleo essencial de cipreste é um excelente tónico venoso capaz de reduzir a inflamação e ativar a circulação. Para preparar um óleo de massagem verta 3 gotas de óleo essencial de cipreste em 2 colheres de azeite virgem. Em seguida, lave as pernas com duches alternados de água quente e fria, seque-as e massaje-as com este fabuloso óleo, em suaves movimentos ascendentes.
Aviso! Uso externo exclusivo.
Coma papas de trigo sarraceno
O trigo sarraceno é o alimento da natureza mais rico em rutina. Esta substância, que trabalha juntamente com a vitamina C, protege as paredes das veias e previne a rotura dos pequenos vasos sanguíneos.
Ingredientes
1/2 chávena de trigo sarraceno
1 chávena de água
1/2 chávena de leite de amêndoa
Uvas passas
Mel
Preparação
Misture o trigo sarraceno na água e leve ao lume brando a ferver até que a água seja toda absorvida. Retire do lume e misture o trigo sarraceno já cozinhado com o leite de amêndoa e uvas passas e mel a gosto.
Utilização
Desfrute. São umas papas deliciosas.