O meliloto (melilotus officinalis) pertence à família das leguminosas e é também conhecido pelos nomes de trevo amarelo ou flor do mel. É muito comum na Europa à beira dos caminhos ou das pastagens, pois foi antigamente muito usado como forragem para os animais.
As suas folhas e flores são também medicinais e foram principalmente usadas em tratamentos externos, incluindo banhos contra o reumatismo, entorses e inflamações oculares.
Mas hoje o meliloto é sobretudo reconhecido pelas suas propriedades para tratar problemas relacionados com a má circulação sanguínea, como as veias varicosas ou varizes e as hemorróidas.
O que torna esta planta eficaz é a sua riqueza em cumarina e flavonóides, sendo que a cumarina atua sobre as veias fortalecendo as paredes dos vasos sanguíneos e os flavonóides têm efeitos antiinflamatórios.
Compressas de meliloto contra as varizes
Estas compressas de meliloto aliviam as pernas pesadas, os tornozelos inchados, as cãibras noturnas e reduzem a fragilidade dos capilares.
Ingredientes
2 colheres (de sopa) de folhas e flores secas de meliloto
1/2 litro de água
Compressas de gaze
Preparação
Ferva a planta na água durante 2 minutos. Retire do lume, deixe repousar tapado até arrefecer e coe.
Utilização
Empape compressas de gaze na mistura fria e coloque-as sobre as zonas afetadas. Deixe atuar até que o calor corporal tenha absorvido a frescura das compressas. Repita sempre que seja necessário.
Contra-indicações: as mulheres grávidas ou a amamentar, crianças e pessoas que tomam remédios anticoagulantes devem evitar o meliloto.